Artigos
Lei que garante gratuidade a crianças em estádios de BH é regulamentada

Por Cristina Moreno de Castro
A Prefeitura de Belo Horizonte regulamentou a lei que garante acesso gratuito a crianças menores de 12 anos a estádios e ginásios da capital. O decreto do prefeito Marcio Lacerda foi publicado nesta quarta-feira (5) no “Diário Oficial do Município”.
CLIQUE AQUI para ler o decreto na íntegra.
Desde julho deste ano, está em vigor a lei 10.942, que já determinava o acesso gratuito às crianças acompanhadas dos pais ou responsáveis, nos setores determinados pelos administradores dos estádios. A lei também definia que o ingresso deve ser oferecido pelos organizadores com antecedência mínima de 48 horas da realização do evento e deve ser retirado da bilheteria até 24 horas antes do jogo.
A lei também exige que 1% da capacidade do estádio seja reservada às crianças. No caso do Mineirão, por exemplo, são 620 lugares.
O decreto publicado nesta quarta acrescenta que o resposável pela fiscalização e cumprimento da lei é a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). E que os organizadores dos eventos deverão, quando solicitados pela fiscalização, disponibilizar os borderôs em até 48 horas após o término do evento, para verificar se foi cumprido o percentual de 1%.
Um detalhe: nem a lei original nem o decreto da prefeitura estabeleceram punição em caso de descumprimento da norma. A reportagem da Canguru questionou o Procon, que informou que não cabe ao Executivo definir essa punição quando o projeto de lei do Legislativo não especifica isso. Ou seja, se o estádio ou arena descumprir a nova lei, e o Procon constatar esse descumprimento em sua fiscalização, nada vai acontecer, não haverá nem mesmo aplicação de multa.
CUIDADOS AO LEVAR AS CRIANÇAS AO ESTÁDIO
A reportagem da edição de setembro da Canguru ouviu pais, mães, pediatra, psicóloga, a Polícia Militar e as arenas para saber qual a idade mínima ideal para levar os pequenos para assistir, por exemplo, a uma partida de futebol no Mineirão ou na Arena Independência. O repórter Thailor Gonçalves também listou as principais recomendações e cuidados para tomar. CLIQUE AQUI para ler na íntegra.

Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Por que as festas de fim de ano são tão difíceis para crianças com seletividade alimentar (e como ajudar de verdade)
Pratos desconhecidos, aromas novos e comentários de familiares podem transformar a ceia em um enorme desafio emocional para crianças seletivas....
Menores fora das redes: a exclusão da Austrália é cuidado ou ilusão?
Primeiro país a adotar a medida, a Austrália reacende um debate global entre famílias, escolas e governos: como proteger crianças...
Seu filho não precisa sentar no colo do Papai Noel; 4 cuidados essenciais para crianças neurodivergentes
Com preparo, respeito ao ritmo da criança e uma boa dose de acolhimento, a magia do Natal pode ser especial...
A infância em looping: o que a denúncia contra o TikTok revela para nós, mães
Para o Instituto Alana, mecanismos como rolagem infinita, autoplay e recompensas digitais funcionam como gatilhos de vício, desrespeitando as normas...






