Por Verônica Fraidenraich
Imagine algo que é longe, mas é perto, exige conexão com a internet e o uso da imaginação e interessa a adultos e crianças. É mais ou menos assim que a atriz Tania Khalill, 39 anos, e o compositor Jair Oliveira, 42 anos, descrevem o Grandes Pequeninos, um projeto multiplataforma que trata do cotidiano de uma família com filhos e já rendeu dois CDs, livro, site, canal no YouTube, um programa de gastronomia na TV fechada e um espetáculo musical.
Em 2017, o trabalho completa dez anos desde que começou a ser elaborado, quando nasceu a primeira filha do casal, Isabela, hoje com 9 anos, inspirando o pai a compor músicas sobre o universo dos bebês. O CD, que também virou livro, foi lançado em 2009. Dois anos depois, a chegada da segunda filha, Laura, hoje com 6 anos, motivou ainda mais o casal a trabalhar conteúdos relacionados à criação de filhos. O segundo CD do projeto, de 2015, aborda temas como diversidade, amizade e relação com os irmãos.
“As crianças são pequeninas, mas grandes na alma, nos ensinamentos, na capacidade de compaixão e aceitação do outro. Ao amadurecer, às vezes, a gente perde essa pureza e essa forma de ampliar o amor. O projeto fala de continuar crescendo até o fim dos dias com essa alminha de criança. Senão, a vida perde a graça“, diz Tania. O marido, Jair, complementa: “A chegada de um filho acaba transformando a vida toda, não só em relação à família e à vida pessoal, mas também à profissional”.
No canal de vídeos on-line, que conta com quase 45 mil inscritos e 14 milhões de visualizações, Jair e Tania têm dois quadros fixos. O Grandes Pequeninos Babies é uma série de vídeos curtos animados, com novos episódios toda primeira terça-feira do mês. Já o Canta e Conta vai ao ar toda quinta-feira, às 20h, ao vivo, com entrevistas com especialistas para falar de saúde, educação e outros temas de interesse dos pais.
Na televisão, no canal Discovery Kids, as filhas Isabela e Laura comandam o Grandes Pequeninos Chefs, em que preparam receitas com a ajuda de um chef convidado e dão para os pais experimentar. O programa está na fase de reprise, sendo exibido em horários alternativos, mas deve ganhar novos episódios – ainda sem data para irem ao ar. “A gente está se organizando para gravar a segunda temporada do programa ainda neste ano”, revela a mãe das meninas, que por ora optou por se dedicar apenas ao projeto.
Para 2018, a família planeja passar um tempo em Nova York para estudar e, lá mesmo, fazer conteúdos para o canal no YouTube. Antes disso, porém, a trupe pretende tirar alguns dias de férias, aproveitando para festejar os 40 anos da atriz e os 10 anos de Isabela, ambos comemorados em julho. Bom descanso!
Entrevista com Jair Oliveira
O cantor e compositor Jair Oliveira estreou como músico nos anos 1980, quando era conhecido como Jairzinho, do grupo Balão Mágico. Hoje, ele atua em várias frentes, sendo o projeto Grandes Pequeninos apenas uma delas. A seguir, ele fala da carreira, da família e da importância de seu pai, o cantor Jair Rodrigues, falecido em 2014, na vida das filhas.
Canguru – O Grandes Pequeninos rendeu uma série de produtos. A família é a maior inspiração desse projeto?
Jair Oliveira – Sem dúvida. O projeto vem do amor que a gente tem por nossas filhas. Quando Isabela nasceu, e, depois, a Laura, a gente sentiu o que é o amor de pai e mãe, e isso transformou a nossa vida familiar, pessoal e profissional.
Vocês têm patrocínio para a produção de conteúdo on-line?
Boa parte do conteúdo foi viabilizado com parcerias, mas estamos atrás de patrocínio. Internet é complicado, demanda tempo e dinheiro. Não somos como os youtubers, que se dedicam 100% a essa função. Além das gravações, eu tenho uma produtora e minha carreira como músico, e Tania tem a dela como atriz.
Além do Grandes Pequeninos, em que outros projetos você está envolvido?
Tenho a produtora S de Samba, em que faço produção musical e muita publicidade – nosso principal negócio. Tenho também projetos como o NoisenaLive, com os músicos Pedro Mariano e Daniel Carlomagno, além de meus shows solo ou com minha irmã, Luciana Mello, com Simoninha e Léo Maia.
Como era a relação do avô, Jair Rodrigues, com as netas?
Meu pai as adorava. Até hoje elas sentem muito a presença dele, com as histórias e os discos que ele deixou. Laurinha tem uma ligação com ele muito especial, vira e mexe fala dele, é bem bonito.
E os outros avós têm uma relação próxima também?
Sim, os pais da Tania sempre nos visitam, e minha mãe mora perto, em Cotia (SP). Ela tem um restaurante que serve feijoada, o Casa Cor, prato que as meninas adoram, e vamos sempre lá.