Artigos
Mensagem que afirma que Itaú e Turma da Mônica estão oferecendo historinhas grátis é falsa

Uma mensagem que está circulando no WhatsApp afirma que o banco Itaú e a Turma da Mônica se juntaram para oferecer historinhas grátis durante a quarentena. O texto diz que, para solicitar o brinde, o usuário deve entrar no site indicado. Mas atenção: a mensagem é falsa. Por isso, o clique no link não é recomendado.
A mensagem que está circulando é a seguinte:
“Para unir forças durante a quarentena, o Itaú e a Turma da Mônica fizeram uma parceria e estão distribuindo gratuitamente um combo com 4 historinhas da edição especial Leia para uma criança by Turma da Mônica! Para solicitar o seu, acesse o site oficial da promoção: [link].”
Segundo relatos feitos nas redes sociais, ao entrar no site, um texto pede que o usuário realize um cadastro e compartilhe o link entre seus amigos do WhatsApp. E, assim, a notícia falsa vai se espalhando cada vez mais.
Leia também – Fique atento às notícias falsas sobre o coronavírus
Tanto o Itaú quanto a Turma da Mônica desmentiram a história em seus perfis no Twitter. Veja as declarações abaixo.
Declaração da Turma da Mônica
A Mauricio de Sousa Produções não tem nenhuma relação com postagem fake que circula na internet e aplicativos de mensagens informando sobre um site que estaria distribuindo gratuitamente livros e/ou histórias em parceria com o banco Itaú. Nota completa no Linkedin da MSP.
— Turma da Mônica (@TurmadaMonica) April 21, 2020
Declaração do Itaú
Tomamos conhecimento de um falso site que está prometendo distribuir livros da coleção #LeiaParaUmaCriança. Já acionamos nosso time para que adotem as medidas cabíveis para tirar o quanto antes o site do ar.
— Itaú (@itau) April 21, 2020
A campanha “Leia para uma criança”, do Itaú, realmente existe. Ela distribui gratuitamente livros infantis indicados para crianças de até 6 anos, estimulando a leitura dos adultos para os pequenos. No entanto, por conta da pandemia de coronavírus, os livros não estão sendo distribuídos no momento. O banco indica que as pessoas leiam de sua coleção online, que pode ser acessada neste link.
A Turma da Mônica também liberou acesso gratuito a mais de 180 gibis digitais durante a quarentena – e o acesso é feito exclusivamente pelo aplicativo oficial da turminha, o Banca da Mônica. A gratuidade deste pacote está quase chegando ao fim: os gibis só continuarão gratuitos até o dia 25 de abril.
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.
Heloisa Scognamiglio
Jornalista formada pela Unesp. Foi trainee do jornal O Estado de S. Paulo e colaboradora em jornalismo da TV Unesp. Na faculdade, atuou como repórter e editora de internacional no site Webjornal Unesp e como repórter do Jornal Comunitário Voz do Nicéia. Também fez parte da Jornal Jr., empresa júnior de comunicação, e teve experiências como redatora e como assessora de comunicação e imprensa.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Guerreiras do K-Pop: Entenda o que levou uma escola a proibir crianças de cantarem músicas do desenho que virou febre
Direção de uma escola primária britânica enviou uma carta aos pais, explicando que os alunos não poderiam mais referir-se à...
Verão, piscina e mar: como proteger as crianças de otites?
Com mais calor, umidade e horas na água, aumentam os casos de otites externas — a famosa “otite de verão”....
Adolescente de 17 anos cria IA que pode ajudar a detectar abuso infantil
Tecnologia identifica sinais suspeitos em vídeo e pode ser aliada na proteção de crianças e adolescentes. Projeto começou como resposta...
Balões gigantes invadem o Minhocão, em evento natalino gratuito, em SP
Inspirado nas paradas de Natal dos Estados Unidos, o FelizCidade transforma o elevado em um espetáculo de cores, música e...





