Mensagem que afirma que Itaú e Turma da Mônica estão oferecendo historinhas grátis é falsa

Texto que circula no WhatsApp foi desmentido pelo banco e pela Mauricio de Sousa Produções.
Mãos seguram celular em imagem que ilustra matéria que fala de mensagem falsa que circula no WhatsApp sobre Itaú e Turma da Mônica.
Banco e Mauricio de Sousa Produções se pronunciaram no Twitter sobre mensagem falsa que circula no WhatsApp.

Uma mensagem que está circulando no WhatsApp afirma que o banco Itaú e a Turma da Mônica se juntaram para oferecer historinhas grátis durante a quarentena. O texto diz que, para solicitar o brinde, o usuário deve entrar no site indicado. Mas atenção: a mensagem é falsa. Por isso, o clique no link não é recomendado. 

A mensagem que está circulando é a seguinte:

“Para unir forças durante a quarentena, o Itaú e a Turma da Mônica fizeram uma parceria e estão distribuindo gratuitamente um combo com 4 historinhas da edição especial Leia para uma criança by Turma da Mônica! Para solicitar o seu, acesse o site oficial da promoção: [link].”

Segundo relatos feitos nas redes sociais, ao entrar no site, um texto pede que o usuário realize um cadastro e compartilhe o link entre seus amigos do WhatsApp. E, assim, a notícia falsa vai se espalhando cada vez mais. 

Leia também – Fique atento às notícias falsas sobre o coronavírus

Tanto o Itaú quanto a Turma da Mônica desmentiram a história em seus perfis no Twitter. Veja as declarações abaixo. 

Declaração da Turma da Mônica 

Declaração do Itaú 

A campanha “Leia para uma criança”, do Itaú, realmente existe. Ela distribui gratuitamente livros infantis indicados para crianças de até 6 anos, estimulando a leitura dos adultos para os pequenos. No entanto, por conta da pandemia de coronavírus, os livros não estão sendo distribuídos no momento. O banco indica que as pessoas leiam de sua coleção online, que pode ser acessada neste link

A Turma da Mônica também liberou acesso gratuito a mais de 180 gibis digitais durante a quarentena – e o acesso é feito exclusivamente pelo aplicativo oficial da turminha, o Banca da Mônica. A gratuidade deste pacote está quase chegando ao fim: os gibis só continuarão gratuitos até o dia 25 de abril. 

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. 

Heloisa Scognamiglio

Jornalista formada pela Unesp. Foi trainee do jornal O Estado de S. Paulo e colaboradora em jornalismo da TV Unesp. Na faculdade, atuou como repórter e editora de internacional no site Webjornal Unesp e como repórter do Jornal Comunitário Voz do Nicéia. Também fez parte da Jornal Jr., empresa júnior de comunicação, e teve experiências como redatora e como assessora de comunicação e imprensa.

VER PERFIL

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também