Pais e mães sabem: as crianças costumam fazer comentários inesperados, que rendem histórias e risadas, mesmo anos depois de terem sido ditos. Para o casal Alessandro e Naíla Duarte, uma dessas experiências não se limitou a virar mais um caso divertido para contar. Em 2012, Naíla preparava uma sopa para a família, enquanto Alessandro brincava com o filho Heitor, hoje com 6 anos. Ela comentou com o marido que, mesmo incluindo vários vegetais na refeição, não tinha certeza de que isso fosse o suficiente para fazer um jantar saudável. “Não sabemos de onde vêm os alimentos, podem estar cheios de veneno”, disse. Com a sopa pronta, serviu o garotinho, que empurrou o prato de volta, recusando-se a comer. E disparou: “Não quero, tem veneno”.
Alessandro conta que ele e a mulher passaram a se preocupar mais com a alimentação depois que se tornaram pais de Heitor e do caçula, Gael, de 3 anos. O casal relembra o episódio da “sopa envenenada” como um marco, que tem tudo a ver com o fato de terem aberto, no último mês, a Casa Orgânica, mercado na Vila Madalena dedicado exclusivamente à venda de produtos orgânicos certificados. E não apenas hortifrútis. Em dez quiosques, com oferta de mais de 100 pequenos produtores das cinco regiões do país, há itens de mercearia, limpeza, vestuário, maquiagem, entre outros.
Arquiteto, o proprietário do estabelecimento admite que a crise na construção civil cooperou para que ele abrisse o negócio, como uma alternativa ao mercado desaquecido, que fez com que perdesse trabalhos. Mas a inspiração principal foi mesmo a dieta das crianças. A ideia de colocar itens de diferentes tipos lado a lado nas gôndolas, por exemplo, surgiu enquanto fazia compras para casa, semana após semana. “Não era fácil achar, porque a oferta de orgânicos estava pulverizada por São Paulo, às vezes com poucos produtos vendidos numa feira, outros num mercado, em pontos distantes um do outro. Dava trabalho encontrar”, conta.
Para a alegria das crianças (e, o.k., dos adultos também), além dos vegetais livres de agrotóxicos, na Casa Orgânica há pizzas, pães de queijo, sorvetes e pães de mel artesanais, geleias, doce de leite, entre outras guloseimas feitas sem agrotóxicos e fertilizantes químicos. São vendidas até roupas infantis produzidas com algodão orgânico e tingimento natural. O local conta um espaço kids, para os pequenos brincarem enquanto os adultos fazem compras.
O supermercado fica na Rua Fidalga, 346, Vila Madalena, tel.: 3813-0800. De segunda a sexta, das 11h às 19h, e aos sábados, das 9h às 15h.
Onde mais você pode encontrar orgânicos em São Paulo:
Quitanda Tomio
Neste tradicional endereço paulistano, encontramse legumes, frutas e verduras orgânicas, além de produtos de mercearia, como mel, azeite, café, açúcar e molho de tomates. Rua dos Três Irmãos, 626, Jardim Guedala, tel.: 3721-2186. De segunda a sexta, das 7h às 20h30, aos sábados, das 7h às 19h, e aos domingos, das 8h às 14h.
Instituto Chão
Os preços ao consumidor são os mesmos praticados pelos produtores. Mas a casa, sem fins lucrativos, estimula que o cliente pague um valor maior (quanto quiser e se quiser) para garantir que o espaço continue funcionando. Rua Harmonia, 123, Vila Madalena, tel.: 3530-0907. De terça a sexta, das 8h às 15h.
Casa Santa Luzia
Há treze anos o supermercado tem um setor dedicado a alimentos especiais, que inclui, além de mais de 1500 produtos orgânicos, integrais, linha light e diet, itens sem glúten ou sem lactose. Cereais e conservas, matinais, geleias e doces, bebidas, chás, cafés e massas estão entre as categorias disponíveis. E isso sem contar os hortifrútis. Alameda Lorena, 1471, Jardim Paulista, tel.: 3897-5000. De segunda a sábado, das 8h às 20h45.
Site dos orgânicos
A empresa trabalha com o envio mensal de cestas de produtos, mediante assinatura, e opção de compras avulsas. Atende a mais de 100 bairros da capital (o mapa para consulta de endereços está disponível no site). As entregas são feitas duas vezes por semana, às terças e quintas. Os pedidos devem ser feitos com 48 horas de antecedência.
Caminhos da Roça
Legumes, frutas, verduras, sucos, doces, produtos de higiene pessoal e de limpeza podem ser pedidos pelo site. Entregas em todas as regiões da capital e também na Granja Viana, às terças, quartas e sextas-feiras.