Artigos
Há teorias que explicam nossas angústias, mas não há manuais

Por Iara Mastine – Coaching é um processo de desenvolvimento humano, que prepara a pessoa para atingir seus objetivos de maneira eficaz e mais assertiva. Possui o foco no futuro do cliente, levando em conta o aprimoramento das habilidades e das múltiplas competências de cada indivíduo.
Quando falamos em coaching para pais, visamos à construção de estratégias para os diversos desafios do mundo parental. E, quando falamos em diversos, são diversos mesmos, não são? Primeiro vem a questão do puerpério, os desafios da amamentação, as noites maldormidas, os choros que não compreendemos, a falta de comunicação, a vontade de resgatar quem somos. E quem somos nós, agora?
Nós nos deparamos com diversas teorias e literaturas para compreender melhor nossas dúvidas e angústias, mas a realidade é que não existe um manual. De fato, se existisse um manual, esse manual não teria fundamentos: um manual fala exatamente o que se deve fazer em uma situação específica. No caso, as relações nunca serão pautadas em uma situação específica, cada ser é único, e cada interação produz milhares de outros comportamentos e sentimentos que nem sempre entendemos.
Eu defendo a teoria de que um manual não serviria para proporcionar harmonia familiar e conexão entre as pessoas, simplesmente pelo fato de estarmos em constante construção.
Cada um possui sua maneira de ser, cada filho tem seu jeito de se expressar, de dividir suas particularidades. Existe, sim, uma ordem natural para o desenvolvimento humano, mas cada família é uma família em construção.
Então, o ideal é trocar os manuais por repertórios. Sim, um repertório trará as diversas formas de atuação perante um desafio familiar – e por que não pensar em um repertório para toda a sua vida?
A questão é que existem, sim, muitas formas de educar os filhos, e a mais correta é aquela que faz mais sentido para você, desde que vise ao crescimento pleno e ao desenvolvimento saudável da família.
Sendo assim, é importante que você tenha clareza sobre quais princípios e valores quer transmitir aos seus filhos, e, para ter essa clareza, precisa se conhecer, olhar para dentro de si e tentar compreender suas necessidades. Precisa construir seu repertório.
O coaching para pais tem este objetivo, ou seja, te ajudar a exercer este papel da melhor maneira possível, possibilitando um autoconhecimento e uma visão clara de como transmitir uma educação de qualidade ao seu filho, alinhada com os valores da sua família e com seu propósito de vida.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Gripe K e H3N2: o que os pais precisam saber sobre a “nova gripe” que acendeu alerta no mundo
Variante do Influenza já tem primeiro caso identificado no Brasil. Segundo especialistas, a vacinação continua sendo a principal proteção para...
Por que o refluxo atinge quase todas as gestantes (e o que realmente vale a pena fazer)?
Alterações hormonais e o crescimento do útero aumentam o risco de azia e regurgitação. Gastroenterologista ensina medidas simples — e...
Entrada, prato e sobremesa: 3 receitas práticas para facilitar o Natal
A palavra do fim de ano é “simplificar”. Que tal começar pela ceia?
Por que as festas de fim de ano são tão difíceis para crianças com seletividade alimentar (e como ajudar de verdade)
Pratos desconhecidos, aromas novos e comentários de familiares podem transformar a ceia em um enorme desafio emocional para crianças seletivas....






