Basta a gravidez ser confirmada e os pais começam a fazer planos para o futuro do bebezinho que está por vir. O primeiro dia de aula, a faculdade, o carro zero-quilômetro, o imóvel próprio… E é claro que nada disso sai de graça. O custo às vezes pode ser bem alto. Para não serem pegos de calças curtas quando o futuro chegar, muitos pais estão trocando a velha e boa poupança pela previdência privada. Dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) mostram que, apenas no primeiro semestre de 2015, os planos para menores de 21 anos receberam aportes de cerca de 860 milhões de reais. De janeiro a dezembro de 2014, o número chegou a 1,9 bilhão de reais.
Para o economista Alexandre Galvão, doutor pela UFMG e professor do MBA de finanças do Ibmec, a procura pela previdência privada está relacionada à praticidade do investimento e à sua rentabilidade, superior à poupança comum. “A previdência exige menos conhecimento de mercado e o investidor não precisa de tanta disciplina, pois o valor mensal pode ser descontado automaticamente da conta-corrente”, explica. Como muitas outras aplicações, o rendimento da previdência privada paga imposto de renda. “Mas quanto maior o tempo que o dinheiro fica aplicado, menor é a alíquota.” E há outro ponto que merece atenção. “Se houver qualquer imprevisto e o dinheiro tiver de ser retirado antes do vencimento do plano, o rendimento certamente será menor”, afirma Galvão.
Dependendo da seguradora, os valores mínimos para o depósito inicial variam entre 25 e 100 reais. Veja no quadro acima uma simulação de quanto é necessário investir, por mês, para alcançar cada objetivo, considerando um período de dezoito anos.
Poupando dá
Veja quanto* você precisa depositar durante dezoito anos para pagar um…
Curso técnico no valor de 10 000 reais > 25 reais por mês.
Intercâmbio nos Estados Unidos no valor de 17 000 reais > 45 reais por mês.
MBA no valor de 20 000 reais > 50 reais por mês.
Curso superior no valor total de 50 000 reais > 118 reais por mês.
Curso de pós-graduação, também nos EUA, no valor de 110 000 reais > 288 reais por mês.
Apartamento de 220 000 reais > 500 reais por mês.
Apartamento de 660 000 reais > 1 500 reais por mês.