Popular entre pessoas de todas as idades, o futebol é um dos primeiros esportes que as crianças aprendem. Incentivadas pela família e pelos amigos, não demora muito para que comecem a praticar a atividade. Bastam uma bola e um pequeno espaço para correr que o jogo acontece. Além de divertir, o futebol traz uma série de aprendizado aos pequenos.
A coordenadora do Núcleo de Atividades Complementares do Colégio Marista Anjo da Guarda, Katia Keller, explica que, além de ser um esporte completo, o futebol é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de habilidades em crianças e jovens. “Tanto a parte física como psicológica é bastante trabalhada durante o futebol, pois é um esporte praticado em grupo. Exige comunicação, estratégia, cooperação e resiliência dos praticantes”, avalia. A seguir, Kátia destaca sete habilidades que futebol exercita em crianças e jovens:
Trabalho em equipe: o futebol ensina às crianças a importância do trabalho em equipe. Jogar em um time requer comunicação eficaz, cooperação e confiança nos colegas de equipe para alcançar objetivos comuns.
Resolução de problemas: durante um jogo, os jogadores enfrentam constantemente desafios e decisões rápidas. Eles aprendem a pensar rapidamente, tomar decisões estratégicas e ajustar suas táticas conforme necessário para superar obstáculos.
LEIA TAMBÉM:
Disciplina e dedicação: para melhorar no futebol, os jovens precisam desenvolver disciplina pessoal e dedicação. Treinos regulares, preparação física e mental, e manter-se focado nos objetivos são essenciais para o sucesso tanto dentro quanto fora do campo.
Resiliência e gestão de emoções: O futebol ensina os jovens a lidar com a adversidade e o fracasso. Perder um jogo ou cometer um erro pode ser desafiador, mas essas experiências ajudam a desenvolver resiliência emocional e a capacidade de aprender com os erros para melhorar no futuro.
Habilidades motoras e condicionamento físico: O futebol é um esporte que promove o desenvolvimento de habilidades motoras, coordenação e condicionamento físico. Correr, driblar, passar e chutar a bola exigem controle corporal preciso e aprimoramento constante das habilidades físicas.
Comunicação efetiva: Jogar futebol envolve uma constante troca de informações entre jogadores. Isso ajuda os jovens a desenvolver habilidades de comunicação verbal e não verbal, aprendendo a expressar ideias e coordenar ações de forma clara e eficaz.
Liderança e responsabilidade: Em um time de futebol, os jogadores têm a oportunidade de assumir papéis de liderança, seja como capitão de equipe, organizador de jogadas, ou inspirando os colegas. Isso promove o desenvolvimento de habilidades de liderança, responsabilidade e capacidade de tomar decisões.