9 filmes para entrar no clima da Páscoa com os pequenos

Indicamos boas opções de filmes para se divertir e das risadas com a criançada neste feriado prolongado de Páscoa

18843
Pedro Coelho, o adorado personagem de histórias infantis chega às telas
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

*Atualizado em 11/04/2022
Que tal aproveitar esse feriado prolongado da Páscoa e fazer uma sessão de cinema temática com as crianças? Selecionamos 9 filmes que retratam a Páscoa das mais diversas maneiras. Há desde o clássico “A Fantástica Fábrica de Chocolate” a comédias como “Pedro Coelho”, passando por animações com a Turma da Mônica. Filmes com foco na questão religiosa da data, que ajudam a explicar o significado da Páscoa às crianças, também fazem parte da lista. Confira a seguir!

1. Pedro Coelho

Estreou no dia 31 de março na Netflix, o filme Peter Rabbit, sobre esse coelho rebelde que apronta muitas confusões junto com seus amigos. Peter Rabbit ou Pedro Coelho, em português, é uma criação do início do século XX, feita pela escritora londrina Beatrix Potter (1866-1943), cujos livrinhos ilustrados sobre o assunto ainda fazem sucesso entre a criançada inglesa. A produção para o cinema mescla animação e cenas live-action, com atores reais. Há um lançamento previsto de “Pedro Coelho 2: O Fugitivo”, na Netflix, para o final deste semestre. Veja aqui o trailer desse novo filme.

2. Ursinho Pooh – a Páscoa de Guru

Ursinho Pooh - A páscoa de Guru
Filme Ursinho Pooh – A Páscoa de Guru, dica para o feriado

Esses personagens queridos e conhecidos da garotada podem viver momentos inusitados nesta Páscoa. Tigrão está animadíssimo para caçar e comer ovos, Pooh, como sempre, espera a hora de comer mel, e Guru quer diversão. Mas o Coelho, que vira Coelhinho da Páscoa nesta época do ano, está super preocupado com a limpeza, durante a primavera, e quer mudar os planos. Porém, o pequeno Guru, com amor e sabedoria, vai demonstrar ao Coelho que dias e datas especiais precisam ser vividas e compartilhadas de maneira também especial. Disponível no Disney Plus.

3. Turma da Mônica – Um Conto de Páscoa

Lançada em 2011, esta animação de Mauricio de Sousa busca responder a perguntas curiosas sobre a Páscoa e pouco conhecidas. Entre elas, “por que nessa data as pessoas têm o hábito de comer ovos de chocolate?” e “por que o coelhinho é quem traz os ovos se esse animal não bota ovos?”. Outras tradições que remetem a paz, amor e ressurreição, e delícias da data como bacalhau, bolos e chocolate também são abordados no desenho que tem 25 minutos de duração e pode ser assistido aqui mesmo, de forma gratuita.

4. Hop – Rebelde sem Páscoa

Junior, o filho do Coelho da Páscoa, está prestes a ser nomeado o coelho oficial da Páscoa, mas em vez disso, ele decide fugir de casa para tentar a sorte em Hollywood. Ele sonha em ficar famoso como baterista de uma banda e, assim, conhecer o mundo. Disponível no Netflix e no Telecine Play.

5. Funny Little Bunnies – (Os coelhinhos engraçadinhos: Fábulas Disney)

Esses pequenos coelhinhos guardam as técnicas e segredos de fabricação dos ovos de chocolate. Os pequenos geralmente ficam vidrados nesta historinha, disponível no YouTube.

6. A Fantástica Fábrica de Chocolate

Produzido em 2005 por Tim Burton, essa é segunda versão baseada no livro de mesmo nome do escritor inglês de Roald Dahl – a primeira é de 1971. Na história, Willy Wonka, personagem interpretado pelo ator Johnny Depp, é um excêntrico dono de uma fábrica de doces, que decide fazer um concurso mundial para escolher o herdeiro de sua fábrica milionária. Para tanto, ele coloca bilhetes dourados dentro dos chocolates Wonka e as cinco crianças que encontram esses bilhetes ganham uma turnê pela lendária fábrica de doces, que há 15 anos não recebia nenhuma visita e escondia segredos curiosos sobre a fabricação do produto. Disponível no Youtube Movies e Google Play.

Dizem que para este filme foram necessários*:

  • 780 mil litros de chocolate falso para o rio.
  • 145 mil litros de chocolate falso para a cachoeira.
  • 110 mil barras de chocolate feitas em plástico e embaladas pela Nestlé para a cena em que os empregados do pai de Veroca procuram pelo cupom dourado.
  • 1850 barras de chocolate verdadeiro feitas pela Nestlé e mantidas num trailer especial. Além dessas, todos os pirulitos que aparecem nas árvores, os doces cor-de-rosa gigantes e a árvore vermelha e branca também são doces reais.(segundo o site de entretenimento Omelete)

7. A Origem dos Guardiões

Neste filme de animação, personagens famosos do universo infantil, como Papai Noel, o coelho da Páscoa, a Fada dos Dentes e Sandman – o “homem de areia”, mais conhecido nos Estados Unidos e Europa –, se unem para salvar as crianças do Breu, o bicho-papão. Essa figura malvada arma um plano para fazer com que as crianças deixem de acreditar nesses seres fantásticos, e assim eles vão perdendo sua força. Para tanto, os guardiões contam com a ajuda de um novo e solitário integrante, Jack Frost, figura lendária do folclore do norte da Europa, que pode evocar o vento, a tempestade, o frio e a neve. Além da necessidade de salvar o mundo de uma grande ameaça, o filme, que é baseado na franquia de livro “Guardiões da Infância”, também fala de relações e conflitos humanos. A direção é de Peter Ramsey, ganhador de um Oscar por “Homem-Aranha no Aranhaverso”. As vozes são de Hugh Jackman (Coelhão), Alec Baldwin (Norte), Isla Fisher (Fada dos Dentes), Chris Pine (Jack Frost) e Jude Law (Breu).

8. O senhor dos milagres

Esta animação do ano 2000 conta a historia da vida de Jesus Cristo por meio de uma técnica de stop-motion, com bonecos feitos de argila e animação tridimensional, trazendo ainda vozes de renomados atores, como o inglês Ralph Fiennes.

9. O Príncipe do Egito

De forma mais leve, já que é voltado para crianças, essa adaptação de um conto bíblico traz a história do Êxodo – que representa para os judeus a libertação dos hebreus da escravidão no Egito. A Páscoa judaica, tradição milenar, é a data que relembra a libertação do povo hebreu. Na narrativa, Moisés, um judeu adotado e criado como príncipe egípcio, ao descobrir suas verdadeiras origens decide deixar a vida no palácio para libertar seu povo. O filme foi o primeiro longa-metragem de animação do estúdio americano Dream Works, em 1998. Val Kilmer faz a voz de Moisés e também a de Deus, enquanto que a do faraó Ramsés é interpretada por Ralph Fiennes. Disponível no canal Telecine, para assinantes, e no Youtube Movies.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui