Filmes, livros, receitas e músicas para você entrar no clima natalino

Enquanto o Bom Velhinho não vem, a #CanguruBH traz sugestões para toda a família. Confira!
Enquanto o Bom Velhinho não vem, a Canguru traz sugestões para toda a família. Confira! 
 

Por Rafaela Matias


O pequeno Arthur, de 1 ano: esperando ansiosamente pela chegada do  Papai Noel | Foto: Gustavo AndradePara os cristãos, o Advento  – do latim adventus, que significa chegada – é um período de preparação para o Natal, que se inicia quatro semanas antes do dia 25 de dezembro. A data é adotada por muitos para montar a árvore e fazer a decoração da casa. Músicas, receitas, livros e filmes também ajudam a preparar o clima. Independentemente da forma, o espírito natalino é tão gostoso que poderia durar o ano inteiro.

Pelo menos é o que pensa o empresário Bruno Henrique Silva Leão, pai do pequeno Arthur, de 1 aninho. Ele e a esposa, a analista de negócios Lidiana Maria de Souza Leão, elegeram o Natal como a melhor época do ano, e parece que o novo membro da família já compartilha da ideia. “No ano passado, levamos o Arthur para ver a chegada do Papai Noel, conhecer as luzes de Natal da cidade e iniciar a participação no amigo-oculto da família. Ele ficou encantado com as decorações e com as luzes e adorou abrir os presentes”, lembra o pai. Veja as ideias que a Canguru selecionou para que toda a família entre no clima de Natal.

 

****


FILMES

ReproduçãoO EXPRESSO POLAR (The Polar Express, Robert Zemeckis, 2004, 1h40min) – Um menino que não acredita em Papai Noel pega um trem com destino ao Polo Norte. No caminho, ele testemunha várias experiências que o farão repensar suas crenças e acreditar no espírito natalino. Classificação: Livre.

FÉRIAS FRUSTRADAS DE NATAL (National Lampoon’s Christmas Vacation, Jeremiah Chechik, 1989, 1h37min) – Depois de tentar, sem sucesso, levar a família para conhecer o parque Walley World, os Griswold planejam uma grande noite de Natal tradicional, com a visita dos  parentes. Classificação: Livre.

ReproduçãoOS FANTASMAS DE SCROOGE (A Christmas Carol, Robert Zemeckis, 2009, 1h36min) – Animação baseada no clássico “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens, com Jim Carrey e Colin Firth. Classificação: 10 anos.

DE ILUSÃO TAMBÉM SE VIVE (Miracle on 34th Street, George Seaton, 1947, 1h36min) – Também conhecido como “Milagre na Rua 34”, o clássico dos anos 40 conta a história de um Papai Noel (Edmund Gwenn) que é internado como louco ao revelar sua identidade e tentar espalhar o verdadeiro espírito natalino pela cidade. Classificação: Livre.

UM NATAL MUITO, MUITO LOUCO (Christmas with the Kranks, Jow Roth, 2004, 1h39min) –  Todo ano a família Krank passa o Natal mantendo algumas tradições, mas neste ano algo sai diferente — o que dá início a uma série de acontecimentos hilários. Classificação: Livre.

ReproduçãoO GRINCH (How the Grinch Stole Christmas, Ron Howard, EUA, 2000, 104 min) – Jim Carrey empresta suas caretas ao esverdeado e antipático Grinch, uma criatura que detesta o Natal que vive perto de uma vila cheia de seres que adoram a data. Irritado, ele decide roubar o Natal, mas no processo encontra uma menininha que insiste em ser sua amiga. Classificação: Livre.

MEU PAPAI É NOEL (The Santa Clause, John Pasquin, EUA, 1994, 97 min) – Tim Allen é Scott Calvin, um pai que não queria que seu filho deixasse de acreditar no Papai Noel tão cedo. Então, na noite de Natal, ele recebe a visita do bom velhinho, mas, acidentalmente, o faz cair do telhado e desaparecer. Sem saber, Scott acaba assumindo seu lugar e começa a se transformar, progressivamente, no próximo Papai Noel. Classificação: Livre.

 
****

LIVROS

DivulgaçãoFELIZ NATAL, NINOCA (Lucy Cousins, Editora Ática, 18 páginas, faixa etária de 0 a 5 anos) – Quando sua família começa os preparativos de Natal, Ninoca percebe o clima das festas e quer participar. Neste livro, as crianças são instigadas a fazer o mesmo.

CANÇÃO DE NATAL (Charles Dickens, Companhia das Letrinhas, 152 páginas) – Mais de 150 anos desde sua publicação (o original, “A Christmas Carol”, data de 1843), este clássico ainda nos diz muito sobre como vivemos e como nos relacionamos com aqueles que às vezes ignoramos, mesmo tão próximos.

OLIVIA AJUDA NO NATAL (Ian Falconer, Editora Globo, 60 páginas, faixa etária de 5 a 7 anos) – Este é o segundo livro da famosa série Olivia (best-seller nos EUA) e conta a história de uma porquinha com uma personalidade que não cabe no mundo.

DivulgaçãoO PEQUENO VAMPIRO: FELIZ NATAL (Angela Sommer-Bodenburg, Martins Fontes, 123 páginas) – Parte da série do Pequeno Vampiro, nesta história o menino Anton sente falta de seus amigos vampiros e, aconselhado pela mãe, os convida para a ceia de Natal. 

COMO O GRINCH ROUBOU O NATAL (Dr. Seuss, Cia. Das Letrinhas, 64 páginas) – Mais uma aventura clássica do Dr. Seuss, desta vez com o Natal como tema principal. O Grinch é um personagem interessante, um daqueles vilões que acabam chamando tanta atenção que chegamos a simpatizar com ele.

O NATAL DO PEQUENO NICOLAU (René Goscinny, Rocco, 144 páginas, faixa etária de 5 a 8 anos) – No sexto volume da série, Nicolau aproveita o conselho de seus pais sobre a generosidade e percebe que algumas coisas no Natal têm que mudar. Junto com seus amigos, ele planeja que naquele ano as coisas serão diferentes e para isso cria uma lista bem peculiar  para o Papai Noel.

Divulgação

O NATAL DA BRUXINHA (Lieve Baeten, editora Brinque Book, 28 páginas, a partir de 4 anos) – O Natal das bruxas não pode ser como o de todos nós. Neste livro, acompanhamos a bruxa Nita atrapalhada em seus preparativos. São muitas as coisas a serem feitas: enfeitar a árvore de Natal das bruxas, assar biscoitos diferentes e ainda por cima cuidar da Trixie, a pequena bruxinha que não para quieta. E tudo tem que estar pronto antes de a bruxa Noel chegar!


JOÃO ESPERTO LEVA O PRESENTE CERTO
(Candace Fleming, editora Farol, 40 páginas) – Na história, João foi convidado para a festa da Princesa. Evento importante! Mas o que será que ele pode dar de presente para ela, se ela tem tudo e ele não tem tanto dinheiro? Muito esperto, João decide preparar um delicioso bolo de aniversário.

O PEDACINHO DE CARVÃO (Lemony Snicket, Companhia das Letras, 48 páginas) – Marcado pelo tom irônico e divertido que caracteriza a obra de Lemony Snicket, este livro conta a história de um personagem diferente: um pedacinho de carvão que sonha em ser famoso. Longe dos clichês das histórias natalinas, é uma obra que relembra que os milagres podem estar nos lugares mais inesperados, afinal, segundo o texto que abre o livro, “milagres são como espinhas, porque, quando você começa a procurar por elas, encontra mais do que jamais sonhara que iria ver”. E o livro ainda é ilustrado por Brett Helquist, que ilustrou a famosa série “Desventuras em série”, uma obra de arte à parte.

 
****
 

RECEITAS

Foto: PixabayGINGERBREAD COOKIES

por Nina Guedes

INGREDIENTES:

• 1 xícara de açúcar cristal

• ½ xícara de açúcar mascavo  

• 1 xícara de manteiga amolecida

• 3 colheres de sopa de melaço

• 1 ovo

• 2 colheres de sopa de leite  

• 3 1/4 xícaras de farinha de trigo

• 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio

• 2 colheres de chá de canela em pó

• 1 1/2 colheres de chá de gengibre em pó

• 1/2 colher de chá de sal

• 1/2 colher de chá de noz-moscada

• 1/2 colher de chá de cravo em pó

• Confeitos para decorar

MODO DE PREPARO:

• Na batedeira, bata açúcar cristal, açúcar mascavo, manteiga e melaço em velocidade média. Juntar o ovo e o leite até ficar uma massa homogênea. Junte a farinha, o bicarbonato, a canela, o gengibre, o sal, a noz-moscada e o cravo. Cubra e leve à geladeira por cerca de uma hora ou até firmar.

• Aqueça o forno a 180°C. Abra com um rolo a massa em superfície enfarinhada até cerca de 3 mm de espessura. Corte os biscoitos com os cortadores que gostar mais, pode ser de bonequinhos (tradicional) ou de árvore de natal, rena, sino etc. Coloque-os pelo menos a 2,5 cm de distância na assadeira sobre  papel-manteiga.

• Asse de 6 a 7 minutos ou até dourar. Remova da assadeira e deixe esfriar à temperatura ambiente. Depois é só decorá-los!

 

ReproduçãoFAROFA NATALINA

por Luiza Fiorini

INGREDIENTES:

• 200 g de bacon em cubos médios

• 100 g de manteiga

• 320 g de azeitonas picadas em quatro

• 100 g de nozes repicadas

• Salsinha repicada a gosto (um molho)

• Alho e cebola repicados a gosto

• 150 g de tâmaras em tiras

• 150 g de damasco em tiras

• 150 g de ameixas em cubos

• 150 g de uvas-passas vermelhas

• 150 g de uvas-passas douradas

• Farinha de mandioca a gosto

MODO DE PREPARO:

•  Refogue em manteiga bacon, alho, cebola, nozes, tâmaras, damasco, ameixas, uvas-passas, azeitonas. Coloque a farinha aos poucos, envolvendo até ficar em uma consistência boa.  

• Não deixe ficar muito seca.

•  Acerte o sal e finalize com a salsinha.

 

Reprodução / YoutubePATÊS, por Luzia Fiorini

Base para patês:

1 ricota fresca molinha

1 pote de cream cheese 150g

1 caixinha de creme de leite

Processe todos os ingredientes no processador até obter uma pasta homogênea.

 

Patê de tomate seco:

5 tomates secos sem a pele bem picados (100g)

1 colher (chá) de sal

5 azeitonas picadas

1 colher de chá alho frito (comprado pronto para finalizar)

 

Patê pesto:

Folhas de 1 maço de manjericão

100ml de azeite extra virgem

50g de nozes pecan repicadas

1/2 dente alho

 

Colocar em liquidificador o manjericão, azeite, alho e processar até formar uma pasta. Acertar o sal e finalizar com as nozes picadas para dar crocância ao patê.

* Em ambos os patês, ir adicionando a base de queijos ao recheio aos poucos para conseguir sabor intenso para os dois sabores.

 

Reprodução / YoutubeARROZ DE CHAMPAGNE E CASTANHA, por Luiza Fiorini

Ingredientes:

2 cebolas repicadas

Azeite suficiente para refogar a cebola

750ml de vinho branco seco (que você tenha coragem de beber se sobrar)

600 ml de água

200g de castanha do Pará

200g de nozes

50g de pistache

50g de avelã

100g de amêndoas

800g de arroz branco cru

Modo de preparo:

Refogue a cebola em azeite. Entre com a água e o vinho branco e deixe ferver. Coloque o arroz e acerte o sal. Deixe cozinhar o arroz e finalize com o parmesão ralado e as castanhas.

Se precisar, coloque mais água para finalizar o cozimento.

 

Foto: PixabayLOMBINHO MARINADO NO AZEITE, por Luiza Fiorini

Ingredientes:

2kg de lombinho de porco

2 talos de alho-poró

2 talos de salsão

2 cenouras

1 cebola

2 dentes de alho

Ervas frescas: alecrim, tomilho, manjericão e sálvia a gosto

100ml de azeite de oliva extra-virgem

500ml de vinho branco seco

pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo:

No dia anterior ao preparo, coloque a carne em um saco próprio para alimentos e cubra com os legumes cortados em pedaços bem pequenos, além do alho, as ervas, o azeite de oliva, o vinho e o sal. Feche o saco plástico e mantenha em geladeira.

No dia seguinte, tempere com pimenta-do-reino moída na hora. Em um tabuleiro, coloque os legumes e disponha a carne por cima. Regue com um pouco do líquido e cubra com papel-alumínio. Reserve o líquido restante para regar a carne durante o cozimento em intervalos de 15 minutos. Asse em forno pré-aquecido a 180Cº por duas horas. Retire o papel-alumínio e deixe dourar por todos os lados até que a carne fique macia, não se esquecendo de regar sempre que necessário com o líquido da assadeira ou o que ficou no saco da marinada. Retire o excesso de gordura do tabuleiro e coloque na boca do fogão para dourar os legumes. Quando estiverem bem dourados, acrescente ½ litro de água fria e raspe bem. Coe, passe para uma panela menor e deixe reduzir até encorpar. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora e sirva com o lombinho. Sirva em vasilhame que irá facilitar o corte da carne mas que comporte o molho.

 

Foto: PixabayPARFAIT DE CHOCOLATE, por Luiza Fiorini

 

Ingredientes:

6 gemas

4 claras em neve

150 gr de açúcar refinado

600 gr de chocolate meio amargo picado

500 ml de chantilly fresco

 

Modo de preparo:

Unte levemente uma forma grande de bolo inglês e forre com duas camadas de filme plástico, cuidando para que sobre dos lados (isso ajudará a retirar o parfait da forma). Bata as gemas com o açúcar até clarear e formar um creme espesso. Coloque o chocolate picado em 01 bowl  e reserve. Derreta o chocolate amargo em banho-maria e acrescente o creme de gemas e o chantilly. Por fim, misture delicadamente as claras em neve. Coloque a mistura de chocolate na forma, cubra com filme plástico e leve ao freezer por uma noite ou até que congele completamente. Retire da forma na hora de servir, puxando pelo filme plástico e sirva cortado em fatias com um coulis de frutas vermelhas, uma calda de chocolate, um caramelo crocante ou outra calda que preferir.

Obs.: fica muito bom misturar frutas secas ou castanhas ao chocolate. Pode ser feito com chocolate ao leite. Pode ser misturada bebida alcoólica (misturar junto ao creme de gemas).

 
 

****


MÚSICAS

NOITE FELIZ

Noite feliz! Noite feliz!

Oh, Senhor, Deus do amor

Pobrezinho nasceu em Belém

Eis na lapa Jesus, nosso bem

Dorme em paz, oh, Jesus

Dorme em paz, oh, Jesus  

Noite feliz! Noite feliz!

Oh, Jesus, Deus da luz

Quão afável é Teu coração

Que quiseste nascer nosso irmão

E a nós todos salvar

E a nós todos salvar  

Noite feliz! Noite feliz!

Eis que no ar vem cantar

Aos pastores os Anjos do Céu

Anunciando a chegada de Deus

De Jesus Salvador

De Jesus Salvador

 

O VELHINHO

Deixei meu sapatinho

Na janela do quintal

Papai Noel deixou

Meu presente de Natal  

Como é que Papai Noel

Não se esquece de ninguém

Seja rico ou seja pobre o velhinho sempre vem!

 

BATE O SINO

Bate o sino pequenino, sino de Belém

Já nasceu Deus Menino para o nosso bem

Paz na Terra pede o sino alegre a cantar

Abençoe Deus Menino este nosso lar

 

Hoje a noite é bela, juntos eu e ela

Vamos à capela, felizes a rezar

Ao soar o sino, sino pequenino

Vai o Deus menino, nos abençoar.

 

Bate o sino pequenino, sino de Belém

Já nasceu Deus Menino para o nosso bem

Paz na Terra pede o sino alegre a cantar

Abençoe Deus Menino este nosso lar

 

Vamos minha gente, vamos à Belém

Vamos ver Maria e Jesus também

Já deu meia noite, já chegou Natal

Já tocou o sino lá na catedral

 

Bate o sino pequenino, sino de Belém

Já nasceu Deus Menino para o nosso bem

Paz na Terra pede o sino alegre a cantar

Abençoe Deus Menino este nosso lar

 

Hoje a noite é bela, juntos eu e ela

Vamos à capela, felizes a rezar

Ao soar o sino, sino pequenino

Vai o Deus menino, nos abençoar.

 

Bate o sino pequenino, sino de Belém

Já nasceu Deus Menino para o nosso bem

Paz na Terra pede o sino alegre a cantar

Abençoe Deus Menino este nosso lar

 

Vamos minha gente, vamos à Belém

Vamos ver Maria e Jesus também

Já deu meia noite,já chegou Natal

Já tocou o sino lá na catedral

 

Bate o sino pequenino, sino de Belém

Já nasceu Deus Menino para o nosso bem

Paz na Terra pede o sino alegre a cantar

Abençoe Deus Menino este nosso lar

 

Abençoe Deus Menino este nosso lar

 

 

ENTÃO É NATAL

 

Então é Natal

E o que você Fez?

O ano termina

E nasce outra vez

 

Então é Natal

A festa cristã

Do velho e do novo

Do amor como um todo

 

Então, bom Natal

E um Ano Novo também

Que seja feliz quem

Souber o que é o bem

 

E então é Natal

Pro enfermo e pro são

Pro rico e pro pobre

Num só coração

 

Então, bom Natal

Pro branco e pro negro

Amarelo e vermelho

Pra paz, afinal

Então, bom Natal

E um Ano Novo também

Que seja feliz quem

Souber o que é o bem

 

Então é Natal

E o que a gente fez?

O ano termina

E começa outra vez

 

Então é Natal

A festa cristã

Do velho e do novo

Do amor como um todo

Então, bom Natal

E um Ano Novo também

Que seja feliz quem

Souber o que é o bem

 

 

ANOITECEU

 

Anoiteceu, o sino gemeu 

e a gente ficou feliz a rezar

 

Papai noel, vê se você tem

a felicidade pra você me dar

 

Eu pensei que todo mundo

fosse filho de Papai Noel

 

Bem assim felicidade eu pensei

que fosse uma brincadeira de papel

 

Já faz tempo que eu pedi 

Mas o meu Papai Noel não vem

 

Com certeza já morreu

Ou então felicidade é brinquedo que não tem

 

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também