Artigos
Festival Takorama disponibiliza filmes de todo o mundo para crianças e adolescentes
Começa hoje na web o Takorama – Festival Internacional de Filmes para Crianças. São 15 curta-metragens animados que focam no tema da solidariedade, divididos por idade. Para cada faixa etária – 3 anos, 6 anos, 12 anos e 15 anos – há três opções de vídeos a assistir. Os filmes infantis foram produzidos em países como Japão, Estados Unidos, Inglaterra, França, Rússia, Espanha, Dinamarca e Bélgica.
O objetivo do evento é estimular que as crianças descubram novas histórias e novos universos visuais através dos filmes infantis e, depois, dêem sua opinião, votando em seu filme favorito. “Além da educação cinematográfica e artística, o festival pretende afirmar a dimensão educacional do cinema, posicionando-o em particular ao lado da literatura e da pintura como um recurso capaz de acompanhar e apoiar as atividades pedagógicas”, afirmam os organizadores na página oficial do festival.
Leia também: Veja quais são as estreias infantis da Netflix em maio
A animação americana “Shark Attached”, por exemplo, fala do nosso relacionamento com os animais a partir da história de um pobre tubarão de estimação. O filme faz parte da lista voltada a crianças de 6 anos. Já “My Strange Grandfather”, da Rússia, é indicado para a faixa etária dos 9 anos e trata de temas como diferença e exclusão por meio de uma história de amizade entre uma garotinha e seu avô.

Uma das opções para a turminha dos 12 anos é a animação dos Estados Unidos “Appearance and Reality” que mostra como as aparências costumam ser enganosas. Por fim, o curta argentino “Shave it”, para adolescentes a partir dos 15 anos, busca promover uma reflexão sobre a loucura dos homens e o desmatamento.
Os curtas fazem parte do catálogo da Associação Films pour Enfants (Filmes para Crianças), que é patrocinada pela Comissão Nacional Francesa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Assista aqui aos filmes infantis do Festival Takorama.
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.
Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
A crise da masculinidade começa na infância: quem está ensinando nossos filhos a ser homens?
Pesquisa nacional mostra dado preocupante sobre ausência de modelos masculinos positivos e revela outra ferida silenciosa: metade dos meninos sequer...
As 3 situações de emergência mais comuns com crianças — e o que toda mãe precisa saber agora
Acidentes acontecem rápido e muitas vezes no meio da rotina. Saber o que fazer (e o que não fazer) pode...
Se você tem medo do primeiro encontro entre seus filhos, veja o que aconteceu com Theo e Cecília e viralizou nas redes sociais
O primeiro encontro entre irmãos é sempre uma caixinha de surpresas. No vídeo que emocionou a internet, o pequeno Theo...
Brainrot: “Sinais de que o cérebro do meu filho estava pedindo socorro (e eu nem tinha notado)”
Sabe quando você olha para o seu filho e percebe que ele está ali… mas não está? Pois é. Foi...






