Artigos
Filho adolescente: ele já não é mais uma criança, mas ainda pede atenção
Sempre precisamos ter um olhar atento sobre nossos filhos, pois as crianças não têm a percepção de perigo, não sabem o risco que correm e não conseguem medir as consequências de suas ações. Nesse artigo você encontra dicas de segurança importantes para garantir a segurança dos adolescentes. Lembre-se sempre do velho ditado: “prevenir é melhor que remediar”.
- A internet esconde muitos perigos, converse abertamente com seus filhos sobre sites inseguros e como reconhecê-los, sempre fique de olho nas redes sociais que seus filhos estão acessando e com quem estão conversando.
- Sempre utilize o cinto de segurança ao andar de carro;
- Pratique esporte com equipamentos de proteção;
- Atravesse a rua na faixa de pedestres e sempre olhe para os dois lados antes de atravessar;
- Caso note algum comportamento diferente do habitual: muito sozinho, mais calado, muito eufórico, mudança no estilo das roupas, emagrecimento ou ganho de peso muito rápido… fique atento, tente conversar como adolescente para saber o que está acontecendo e procure ajuda se necessário. Na dúvida é melhor fazer a mais do que se arrepender de não ter feito.
- Evite brincadeiras com fogos de artifício e bombinhas;
- Muito cuidado ao entrar no mar;
- Não manuseei armas de fogo;
- Não aceite nenhum alimento ou bebida oferecidos por uma pessoa desconhecida, especialmente em festas;
- Mesmo que seja difícil para você converse com o adolescente sobre sexo, sexualidade, sobre as mudanças do corpo, pergunte quais são as dúvidas. Se você não souber responder pesquise junto com seu filho na internet. Quanto maior é a quantidade de informação que o adolescente tem, menor é a chance de se envolver em comportamentos de risco.
Muitas vezes é difícil se aproximar e conversar com os adolescentes, porém isso é fundamental para garantir segurança. Então aqui tem algumas dicas:
- Comece as conversas de forma indireta perguntando por exemplo se ele tem algum amigo que está passando por dificuldades.
- Não sabe o que responder? Responda perguntando algo sobre o que ele acabou de falar.
- Programe um tempo (pode ser 1 vez por semana) em que vocês possam fazer algo legal juntos que não envolva tecnologia. Isso vai aproximá-los e criar oportunidades de diálogo.
E você o que faz para manter seus filhos seguros?
LEIA TAMBÉM
[mc4wp_form id=”26137″]
Marcela Ferreira Noronha
Pediatra, educadora parental e nefrologista infantil. Mãe do Lucas e da Isabela. Formada em medicina pela Universidade São Francisco (SP) em 2006, com residência em pediatria pelo Hospital Menino Jesus de São Paulo, e especialização em nefrologia infantil pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Educadora Parental certificada pela Positive Discipline Association. Fez pediatria por vocação e tem como missão de vida tornar crianças e adultos felizes, respeitosos, com inteligência emocional, senso comunitário, física e emocionalmente saudáveis.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Especialista explica o que está por trás dos protestos das crianças no Roblox
Manifestação virtual foi realizada nos ambientes de jogos, depois que a empresa anunciou mudanças que restringiam o chat, para tornar...
Você é o “cérebro da casa”? Como a carga mental tem adoecido as mães
Pesquisas mostram que as mulheres seguem responsáveis pela maior parte do trabalho invisível, mesmo quando trabalham fora. Reconhecer essa divisão...
FIV impulsiona recorde de maternidade solo entre mulheres de 40 anos. É o seu caso?
Mulheres que decidem ter filhos, sem ter necessariamente um companheiro para realizar esse sonho em conjunto, têm recorrido à reprodução...
Projeto de Lei pretende priorizar férias dos pais com férias escolares. O que falta para ser aprovado?
Proposta em tramitação no Congresso pretende dar prioridade a trabalhadores para tirar férias no mesmo período das férias escolares, mas...






