Festival Barbatuques enaltece a música corporal e homenageia fundador

Evento contará com bate-papos e apresentações de artistas do Brasil, Peru, EUA, Colômbia, Chile e Uruguai
Festival Barbatuques de Música Corporal, foto dos integrantes do grupo Barbatuques
Foto: Barbatuques/ Divulgação

Que tal curtir um festival de música em casa? O grupo Barbatuques organizou um evento muito especial que vai fazer você sair batucando por todo canto. Para homenagear o fundador Fernando Barba, que faleceu em fevereiro, o grupo organizou 4 dias de lives com convidados de vários países. O Festival Barbatuques de Música Corporal será transmitido gratuitamente entre 21 e 24 de abril, a partir das 18h30, no canal do Youtube da banda. 

Referência internacional de música corporal, o Barbatuques já apresentou suas inovadoras criações para diversos lugares do mundo, tornando-se conhecido tanto no meio artístico quanto no educacional. Formado por 14 integrantes, o grupo paulistano desenvolveu uma abordagem única da música corporal através de suas composições, técnicas, explorações de timbres e processos criativos. Em sua trajetória, lançou álbuns de sucessos como “Corpo do Som” (2002), “O seguinte é esse” (2005) e “Tum Pá”(2012).

No Festival Barbatuques de Música Corporal, foram reunidos artistas de diferentes países do continente americano. A ideia do evento é trazer expressões artísticas diversas e reflexões sobre o futuro da música corporal, além de promover um encontro entre os artistas brasileiros e estrangeiros. Alguns destaques do evento são o americano Keith Terry, criador e organizador do Body Music Festival, o maior festival de música corporal do mundo; o músico, compositor e arte-pedagogo brasileiro Stênio Mendes; e a Orquestra do Corpo, grupo também criado por Barba. Outros convidados especiais são Tupac/Tekeyé (Colômbia), Kumbá (Chile), Bande (Uruguai), Côco Raízes de Arcoverde (Pernambuco), Os Favoritos da Catira (São Paulo), Eduardo Díaz Merino Choko (Peru), Batukatu (RS), Batucadeiros (Brasília), Evie Ladin (EUA).


Leia também: TV Futura estreia nova programação infantil; uma das séries traz música da cantora Fernanda Takai



Leia também: Como despertar nas crianças o interesse por um instrumento musical


Homenagem a Fernando Barba

Foto: Barbatuques

Além de mestre da escola de música Auê, aberta nos anos 1990, Fernando Barba foi o fundador do grupo Barbatuques (1995), cujo nome significava batuques do Barba. Foi revolucionário no ramo da música corporal com a combinação de suas técnicas incríveis de sapateado, improvisação musical e percussão corporal e vocal. Em 2017, Fernando foi diagnosticado com tumor no cérebro e, após quatro anos de luta, o artista faleceu em 4 de fevereiro de 2021, aos 49 anos. O festival deste ano foi organizado para ser um lindo ode ao legado de Barba.

Confira a programação do Festival Barbatuques de Música Corporal:

Quarta-feira, 21 de abril

A partir das 18h30

Stênio Mendes + Orquestra do Corpo + Música do Círculo (Pedro Consorte e Ronaldo) + Carlos Bauzys.

Quinta-feira 22 de abril

18h30 – apresentação e conversa com Côco Raízes de Arcoverde (Pernambuco)

19h45 – apresentação e conversa com Os Favoritos da Catira (São Paulo)

21h – apresentação e conversa com Eduardo Díaz Merino Choko (Peru)

Sexta-feira, 23 de abril

18h30 – apresentação e conversa com Batukatu (RS)

19h45 – apresentação e conversa com Batucadeiros (Brasília)

21h – apresentação e conversa com Keith Terry e Evie Ladin (Cross Pulse/EUA)

Sábado, 24 de abril

18h30 – apresentação e conversa com Tupac/Tekeyé (Colômbia)

19h45 – apresentação e conversa com Kumbá (Chile)

21h – apresentação e conversa com Bande (Uruguai)


Leia também: Ballet, música, circo… atividades extracurriculares funcionam no online?


[mc4wp_form id=”26137″]

Amanda Nunes Moraes

Estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero apaixonada por escrever e contar histórias. Sempre viveu imersa no mundo das artes, é muito curiosa e adora o universo da educação.

VER PERFIL

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também