Estudos já mostraram que os estímulos e as interações nos primeiros anos de vida são de extrema importância para o desenvolvimento pleno das crianças. Por meio da parentalidade positiva, que prevê uma educação respeitosa, com afeto e limites, é possível promover um maior bem-estar emocional em família e desenvolver nos filhos habilidades como as cognitivas e sociais, incluindo empatia, colaboração e resolução de conflitos.
Porém, para muitos pais, estabelecer uma dinâmica saudável com os filhos pode ser desafiador, visto que eles não vivenciaram tal experiência na infância. Um profissional que pode ajudar muito nesse sentido é o educador parental, ao realizar o atendimento às famílias e atuar em parceria, contribuindo assim para a formação de gerações mais responsáveis, empáticas e resilientes.
No entanto, por ser uma profissão nova, poucas pessoas sabem que podem contar com o apoio desse educador, e poucos profissionais de áreas correlacionadas entendem como ele atua.
O evento “Construindo um mundo melhor através da educação parental” tem como objetivo difundir o papel desse profissional na sociedade. A iniciativa ocorre entre 13 e 15 de maio e terá ações gratuitas em diversas cidades do país, voltados a pais, cuidadores e educadores, entre outros profissionais.
“Esse projeto foi pensado para difundir o trabalho do educador parental e prevê atividades diversas como lives, palestras, rodas de conversa e mesmo divulgação do tema em rádios e jornais locais”, relata a psicopedagoga e educadora parental Ana Paula Alves, fundadora do Ser Mais Educador Parental, programa voltado a esses profissionais, que está promovendo a iniciativa.
Ao longo dos três dias de evento serão realizadas ações presenciais e online, com uma abordagem flexível e inclusiva, visando impactar positivamente um número significativo de famílias.
“É uma iniciativa que abraça a diversidade de públicos e contextos, reconhecendo que cada família é única e enfrenta desafios específicos”, complementa a educadora parental e organizadora do evento, Luciane Abreu. Ela explica que a semana escolhida foi inspirada na recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) em relação ao Dia Internacional da Família, celebrado anualmente em 15 de maio.
Serviço: Evento “Construindo um mundo melhor através da educação parental”.
Data: de 13 a 18 de maio de 2024
Para mais informações: @sermaiseducadorparental