Artigos
Estes 4 hábitos simples ajudam as crianças a começarem o dia mais calmas e felizes

Começar o dia com calma, quando se tem horário para sair e tudo parece demorar mais do que é necessário, é desafiador. Quem tem filhos e uma agenda apertada sabe que qualquer deslize pode se transformar em um gatilho para o estresse, o que faz com que o dia já comece de uma forma muito mais pesada do que deveria. Sabe quando você percebe que o uniforme ainda está molhado no varal, o café está esfriando, a lancheira sumiu? Socorro, a vontade é mesmo de sair correndo!
Mas alguns pequenos passos antes de tudo isso pode evitar muitas brigas e ajudar as crianças a terem manhãs mais tranquilas, com o emocional fortalecido. Você duvida? Faça o teste, com esse ritual que leva menos de 10 minutos e veja se faz diferença aí na sua rotina. A gente aposta que sim!
- Abra a janela — respire o dia
Ao acordar, em vez de pegar o celular e já começar a se estressar com mensagens do dia anterior ou alertas de notícias, vá com seu filho até a janela ou varanda e permaneçam ali por cerca de 2 minutos. Deixe o sol entrar, permita que ele observe o céu, sinta o ar fresco, ouça os pássaros ou simplesmente observem juntos as nuvens ou mesmo a chuva. A exposição à luz natural ajuda o corpo a acordar sem pressa e regula o relógio interno.
- “Como está o seu coração?”
Nos próximos 2 minutos, peça para a criança fechar os olhos ou escolher um ponto calmo para observar e pergunte: “O que seu coração está sentindo hoje?”. É um convite para perceber as próprias emoções. Ela está feliz porque vai ver um amigo ou porque é dia de educação física? Está preocupada porque tem prova? Está ansiosa porque tem um passeio na escola? Aqui, é importante entender que não se trata de “consertar” o sentimento, mas apenas acolher. Quando as crianças se sentem ouvidas, elas tendem a se autorregular melhor ao longo do dia.
- Estica e puxa
Em seguida, dediquem 3 minutos para fazer movimentos leves: esticar os braços para o alto como se fossem árvores, inclinar para os lados como folhas ao vento, abrir os braços como uma grande borboleta. No final, convide seu filho a abrir o maior sorriso que ele puder, mesmo que pareça uma careta. Os movimentos ajudam o corpo a despertar, liberam tensão e ativam músculos faciais que enviam sinais de calma para o cérebro. Depois, fica mais fácil sair da cama, do pijama e do clima de “só quero dormir mais 5 minutinhos”.
- Vamos de alegria?
Para encerrar, reserve mais 1 minuto para que a criança diga algo bom – e também para que você diga algo bom para ela. Peça que ela complete a frase: “Hoje eu me considero sortudo porque…” e depois faça o mesmo. Não precisa ser nada elaborado, mas ajuda a lembrar que todo dia tem algo bom.
Por que isso faz diferença?
São poucos minutos, mas cheios de atividades que estimulam a criança a entrar no dia com mais consciência, menos ansiedade e mais presença. Em vez de começar já na correria, ela respirou, esticou e, o mais importante, se conectou com você!
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
98% dos profissionais desenvolvem competências importantes para a carreira depois de terem filhos
Levantamento inédito mostra que pais e mães valorizam mais o trabalho, mas ainda enfrentam desafios, como falta de apoio e...
Comer fruta é um drama na sua casa? Nutricionista ensina 4 estratégias para aumentar aceitação
Crianças brasileiras consomem menos frutas do que o recomendado, segundo pesquisa do IBGE. Aqui, nutricionista infantil dá dicas para incentivar...
Ultraprocessados ameaçam saúde das crianças e UNICEF acende alerta global
Nova revisão reúne as evidências mais recentes sobre os impactos dos ultraprocessados no desenvolvimento de crianças e adolescentes e reforça...
Presente de Natal para fugir do comum, kit de criação de joaninhas estimula interesse pela natureza
Proposta criada por dois entomologistas aproxima crianças do ciclo de vida real dos insetos e desperta curiosidade científica






