Artigos
Encontro Canguru de setembro discute a rotina escolar das crianças

Por Daniele Franco
O Anfiteatro do Pátio Savassi foi palco, neste sábado (24), de mais um Encontro Canguru com a palestra “O que preciso saber (e fazer) sobre a rotina escolar do meu filho”, ministrada pela professora Tatiana Camargos. Com vasta experiência em lidar com as dificuldades das crianças na escola, Tatiana levou muito conteúdo e aprendizado às mães e pais que compareceram ao evento.
Sua fala passou por temas que geram dúvidas frequentes em pais com filhos até 10 anos e mesmo após essa idade. Partindo do princípio de que a responsabilidade da família é educar e da escola é ensinar, a professora discorreu sobre temas como motivação, rotina familiar e da criança, felicidade na infância e os dilemas da escola, abordando um pouco, também, sobre a escolha da melhor instituição. “A escolha de onde matricular seu filho tem que ser feita baseada em uma série de fatores que dizem respeito às particularidades da criança e os ideais da família, não é suficiente pedir indicação a um amigo ou se basear na sua experiência como aluno, é preciso considerar a criança e a que ela tem mais facilidade de se adaptar”, aponta.
As principais pontuações de Tatiana durante a palestra foram acerca da dificuldade de impor uma rotina organizada e oferecer apoio sempre, mesmo que a criança tenha um perfil mais independente, é importante que os pais se mostrem disponíveis.
Aprendizado para uma maternidade consciente
A procuradora Janaína Burni, 41, foi uma das mães mais participativas durante a palestra. Para ela, é importante buscar sempre aprender sobre o ato de criar filhos, e só esse interesse já mostra um bom exercício da maternidade.
“É muito bom vir aqui e ver que eu estou no caminho certo com meus filhos e aprender cada vez mais. Acredito que a mãe que quer aprender sempre tem muito mais chances de ser bem sucedida nessa tarefa”, conta, feliz com o modo que cria os filhos Manuela, de 9 anos, e Vinícius, de 7.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Por que as festas de fim de ano são tão difíceis para crianças com seletividade alimentar (e como ajudar de verdade)
Pratos desconhecidos, aromas novos e comentários de familiares podem transformar a ceia em um enorme desafio emocional para crianças seletivas....
Menores fora das redes: a exclusão da Austrália é cuidado ou ilusão?
Primeiro país a adotar a medida, a Austrália reacende um debate global entre famílias, escolas e governos: como proteger crianças...
Seu filho não precisa sentar no colo do Papai Noel; 4 cuidados essenciais para crianças neurodivergentes
Com preparo, respeito ao ritmo da criança e uma boa dose de acolhimento, a magia do Natal pode ser especial...
A infância em looping: o que a denúncia contra o TikTok revela para nós, mães
Para o Instituto Alana, mecanismos como rolagem infinita, autoplay e recompensas digitais funcionam como gatilhos de vício, desrespeitando as normas...






