Artigos
Quero um emprego para meu filho!
É um equívoco supor que empreendedorismo seja um tema que se aprenda da mesma forma que história, matemática, línguas. Ele está ligado à cultura, aos hábitos, crenças, tradições de um grupo de pessoas. No Brasil, a cultura conspira contra os jovens que desejam abrir uma empresa.
Dou um exemplo. No final dos meus cursos de empreendedorismo, organizo uma cerimônia a que chamo de Júri. É um momento mágico, em que alunos apresentam seus projetos de empresas, cujo objetivo é transformar o conhecimento que adquiriram na universidade em riqueza para a sociedade. Na cerimônia comparecem pessoas de todos os matizes: empresários, investidores, professores, jornalistas, estudantes. E também a família dos alunos, principalmente as mães, que não perderiam a oportunidade de ver o brilho dos filhos. Todos sempre ficam maravilhados.
Um belo dia, ao final de um desses eventos, uma das mães me abordou angustiada. Foi direta e sincera, como só as mães sabem ser:
– Professor, não foi fácil nem barato preparar o meu filho para entrar em uma universidade de primeira linha.
Para o meu desgosto, ela esbravejou:
– Descobri hoje que a universidade estimulou o meu filho a abrir uma empresa, uma atividade de risco, em que ele pode perder dinheiro.
E perguntou em tom acusatório:
– O meu filho deveria ter sido preparado para um bom emprego. Por que inventaram essa história de abrir empresa logo na nossa vez?
LEIA TAMBÉM:
[mc4wp_form id=”26137″]
Fernando Dolabela
Escritor, consultor, palestrante, conferencista internacional. Criador da Pedagogia Empreendedora, aplicada em 2.000 escolas da Educação Básica e em uso pela ONU em países africanos. Já escreveu 15 livros, entre eles, o best-seller “O segredo de Luísa”. Colunista da rádio BandNews – MG, membro fundador do World Entrepreneurship Fórum, criado na França, e da “Red EmprendeSur, Emprendedorismo y Innovación en America Latina”.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Quer engravidar? Então, corra!
Não, a gente não quer te pressionar nem apressar uma decisão tão séria. Mas correr (ou praticar outras atividades físicas)...
Pais estão pagando os filhos para ler e se exercitar. Boa ideia ou tiro no pé?
Bastam rápidas interações em grupos de pais, seja nas redes sociais ou fora delas, para se deparar com uma tendência...
10 coisas que os pais precisam saber sobre puberdade precoce
Entenda o que é, quais os riscos e aprenda quais são os sinais que merecem atenção
Acidentes com lagartas em crianças: o “bichinho fofo” que pode ser um perigo
No calor, parques, praças, quintais e trilhas viram um convite irresistível para as crianças. É uma delícia – e até...






