Artigos
Educação infantil: ambiente acolhedor e estimulante favorece o aprendizado

A infância é um período de descobertas e experimentações, em que a criança aprende por meio de brincadeiras, interações e vivências. E para que todos possam explorar seu potencial de maneira saudável e criativa, é essencial oferecer um suporte adequado respeitando diferentes ritmos e necessidades.
Maria Clara Rodrigues Alves, coordenadora dos segmentos Infantil e Fundamental da Rede Alante, destaca a importância do ambiente escolar ser sensível a essas individualidades. “A adaptação à rotina escolar, a construção da autonomia e a relação interpessoal com os colegas são aspectos fundamentais, mas podem representar desafios para algumas crianças.”
A coordenadora complementa que a aprendizagem na infância também depende do bem-estar emocional das crianças, já que, quando enfrentam inseguranças ou dificuldades emocionais, podem ter mais obstáculos para aprender. “O ambiente familiar e a qualidade dos estímulos recebidos influenciam diretamente no desenvolvimento”, aponta Maria Clara.
Ainda vale ressaltar a importância de uma escola acolhedora, onde a criança possa desenvolver não apenas competências cognitivas. “A escola na primeira infância vai muito além do ensino de conteúdo. É nela que a criança começa a desenvolver habilidades essenciais para a vida, como autonomia, comunicação, empatia e resolução de problemas”, explica a educadora.
Quando esse ambiente é positivo, cria-se uma base sólida para o desenvolvimento escolar e pessoal nos anos seguintes, resultando em uma criança mais confiante e motivada para aprender.
Além disso, Maria Clara enfatiza a relevância da maneira como os conteúdos são introduzidos na escola, especialmente no processo de alfabetização. “O aprendizado precisa fazer sentido para a criança. No caso da alfabetização, o ideal é que o processo seja leve, lúdico e respeite o tempo de cada aluno.” Ela sugere que o uso de histórias, músicas e brincadeiras pode tornar esse processo mais prazeroso e natural. A especialista ainda reforça o papel do professor, que deve ser uma figura encorajadora e reconhecedora do esforço da criança, para garantir que ela se sinta capaz e confiante para continuar avançando.
Por fim, a especialista aponta que a equipe pedagógica desempenha um papel fundamental na criação de um ambiente seguro e estimulante para a aprendizagem. “Apostar em metodologias ativas, que envolvam os alunos de forma participativa e despertem o interesse deles pelo conhecimento, é uma das formas de facilitar esse processo”, destaca. A colaboração estreita entre escola, família e equipe pedagógica cria um espaço no qual a criança aprende de forma significativa e feliz, sempre respeitando seu tempo e suas necessidades.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Apenas 1 em cada 20 crianças e adolescentes cumprem estas três recomendações fundamentais para o desenvolvimento
Metanálise global com mais de 387 mil jovens revela que a maioria não segue orientações consideradas essenciais para obter melhores...
Você sabe o que são os 9 minutos “mágicos”?
Teoria baseada em estudos de neurociência viralizou na internet. Para especialista, faz sentido e funciona, mas está longe de ser...
Seu jeito influencia o jeito que seu filho aprende
Sempre imaginei que incentivo, afeto e boas oportunidades fossem o trio principal. Mas, lendo um estudo publicado no Journal of...
Invisibilidade, não: OMS publica diretrizes inéditas sobre infertilidade e isso muda tudo
Em documento histórico com 40 recomendações, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a infertilidade como prioridade de saúde, pede...






