Artigos
Webinários discutem educação inclusiva durante quarentena
Como garantir o diálogo e a criação de vínculos entre família e escola para apoiar os estudantes durante o ensino remoto? O que fazer para planejar aulas com recursos de acessibilidade para garantir a participação de todos os alunos, inclusive aqueles com deficiência? Quando as aulas voltarem, o que as escolas terão de fazer para garantir a equidade entre os alunos, levando em conta que eles tiveram experiências distintas durante a quarentena? Esses são alguns dos temas que serão abordados nos webinários gratuitos promovidos pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e o portal Diversa nos dias 10, 17 e 24 de junho.
A série “Educação inclusiva durante a pandemia”, reúne especialistas em educação, familiares e estudantes para tratar de assuntos referentes à inclusão escolar em tempos de pandemia do novo coronavírus. Sempre às quartas-feiras, às 16 horas (Brasília), as videoconferências terão recursos de acessibilidade como janela de Libras, legenda e audiodescrição. Todas serão abertas ao público – para participar, não há necessidade de fazer inscrição previamente.
Leia também: O ensino remoto e as crianças com deficiências: elas foram esquecidas?
O primeiro debate – Diálogo e criação de vínculo entre escolas e famílias (10 de junho) – contará com a participação de Rodrigo Hübner Mendes (fundador e superintendente do IRM), Luciane Fridschtein (mãe de David e Arthur, autora do relato de experiência Mãe inicia pós-graduação para ajudar escola a se tornar inclusiva para filho, publicado no portal Diversa, e servidora pública municipal de Manaus) e Andrea Duque (diretora do Núcleo de Apoio à Saúde da Comunidade Escolar – NASCE, em Cruzeiro/SP).
Em 17 de junho, o tema será Possibilidades pedagógicas para atividades a distância. E, em 24 de junho, o tema é Garantia da equidade no retorno às aulas presenciais. Ao final da conversa de cada webinário, o público será convidado a enviar perguntas via chat para os debatedores. Todo o conteúdo da série ficará disponível depois das transmissões ao vivo no Canal do Youtube do Instituto Rodrigo Mendes.
Leia também: 5 livros infantis que abordam inclusão de pessoas com deficiência
Serviço:
Webinários sobre educação inclusiva
10 de junho, às 16 horas – Diálogo e criação de vínculo entre escolas e famílias
17 de junho, às 16 horas – Possibilidades pedagógicas para atividades a distância
24 de junho, às 16 horas – Garantia da equidade no retorno às aulas presenciais
Local: Canal do Youtube do Instituto Rodrigo Mendes
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!
Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Você sabia que 90% dos acidentes com crianças e adolescentes poderiam ser evitados, com medidas simples?
Em entrevista exclusiva, pediatra aponta mudanças simples que fazem a diferença na prevenção e podem salvar vidas
Criança que ganha celular aos 12 anos tem mais chances de depressão e obesidade
Dados foram revelados em estudo feito com mais de 10 mil adolescentes e acendem alerta para famílias
Guerreiras do K-Pop: Entenda o que levou uma escola a proibir crianças de cantarem músicas do desenho que virou febre
Direção de uma escola primária britânica enviou uma carta aos pais, explicando que os alunos não poderiam mais referir-se à...
Verão, piscina e mar: como proteger as crianças de otites?
Com mais calor, umidade e horas na água, aumentam os casos de otites externas — a famosa “otite de verão”....






