Presente e futuro: a dupla importância da educação financeira para crianças

Quando os filhos são educados financeiramente, é muito mais fácil para eles trilhar um caminho no futuro, destaca o economista Carlos Eduardo F. Costa

298
Presente e futuro: a dupla importância da educação financeira para crianças
A educação financeira é essencial para ajudar nas escolhas que os filhos precisarão fazer ao longo da sua caminhada
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Nós, pais e mães, sabemos da importância de trabalhar a educação financeira com nossos filhos. Apesar de muitos de nós não termos tido essa oportunidade em nossa infância, percebemos que a realidade mudou bastante. Hoje nossos filhos participam cada vez mais ativamente da vida financeira de uma família. Aqui em casa, o João Pedro já pede um monte de coisas. Ele quer um brinquedo, fazer um lanche no shopping, comprar figurinhas para o seu álbum. Ele pede, ele pede, ele pede. É importante então que eles desenvolvam uma boa relação com o dinheiro. Com isso, haverá um impacto positivo na vida financeira presente da
família. E então, a família poderá aproveitar de uma forma bem positiva essa maior participação dos filhos no dia a dia familiar.

Aqui em casa, a participação deles é muito importante. É claro que não deixamos de respeitar os limites que estabelecemos. O planejamento de nossas viagens é um bom exemplo. Inicialmente, escolhemos a data em função da nossa agenda. Nossos compromissos profissionais e os escolares das crianças. Buscamos então uma opção que atenda ao orçamento que temos. No caso de mais de uma opção, fazemos uma escolha em família.

Definido o destino, começamos a pesquisar juntos sobre ele. O que o hotel oferece, opções de passeio. Fica realmente uma viagem da família. Todos participando das escolhas que precisam ser feitas.

Mas além de ajudar no presente da vida familiar, a educação financeira de nossos filhos terá um alcance ainda maior. E será importante na realização do maior sonho e desejo que os pais têm para seus filhos. E qual é esse desejo? Pode ser expresso de diferentes formas, mas na realidade com um mesmo sentido. Nosso maior desejo é que nossos filhos encontrem o seu caminho no futuro e sejam felizes nele. Na essência é isso que desejamos para eles. E se eles forem pessoas bem educadas financeiramente vai ser muito mais fácil trilhar essa caminhada.

Independentemente da dificuldade do caminho que eles venham escolher. Em outras palavras, a educação financeira será fundamental para o futuro deles. Ajudará bastante nas escolhas que precisarão fazer ao longo da sua caminhada. E você, já tinha pensado nesse alcance todo?


LEIA TAMBÉM:


DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui