Artigos
Doença mão-pé-boca: tratamento a laser pode aliviar sofrimento da criança
Estamos em um período de mais um surto sazonal de doença mão-pé-boca, uma condição comum, provocada pelo vírus Coxsackie. O pediatra Daniel Becker, do Rio de Janeiro, explica que a doença é muito contagiosa e pode assustar e gerar bastante sofrimento a bebês e crianças pequenas, geralmente, até os 5, 6 anos de idade. Entre os sintomas estão febre e mal-estar, podendo ocorrer também vômitos e diarreia. Após esses sinais, ele diz que surgem pequenas bolhas e manchas vermelhas em torno da boca, nas palmas das mãos e plantas dos pés, podendo aparecer também nas nádegas, braços, pernas e região genital, as quais costumam coçar muito.
Becker relata que, além desses sintomas, as crianças podem apresentar na boca, na região de amígdalas e faringe, microbolhas vermelhas (chamadas vesículas), que podem ser muito dolorosas. Por conta disso, a criança tem dificuldade para engolir qualquer alimento e passa a não querer comer, sendo esperado que babe mais. Nos casos mais intensos, nem líquidos são aceitos, podendo provocar uma desidratação. Sem se alimentar nem ingerir líquidos, é comum que a criança fique irritada e chorosa.
“É nesse caso que surge o pequeno milagre da tecnologia: o laser de baixa intensidade. Aplicado pelos dentistas, em uma ou mais sessões, o laser em geral melhora rapidamente a dor e permite que a criança volte a se alimentar e a sorrir. É um tratamento simples, seguro e eficaz”, afirma o pediatra em post sobre o assunto em suas redes sociais.
Diversas mães comentaram no post sobre os benefícios desse tratamento. Ana Luiza Gilbert, diz que conheceu a laserterapia este ano depois que o filho de 4 anos teve herpergina, doença viral que também provoca feridas na boca e garganta, e não conseguia engolir nada, nem água conseguia tomar direito, segundo a mãe. “Fiz uma sessão de laser e fiquei impressionada, ele já saiu da sessão pedindo o ‘papá’ dele e comeu super bem a comida”, recordou Ana.
A cirurgiã-dentista oncológica Letícia Lang afirmou que “a laserterapia tem um efeito cicatricial, anti-inflamatório e de analgesia muito importante, sendo bastante eficaz nesse caso”.
Queda das unhas e transmissão para adultos
Muitas mães também falaram da queda das unhas e pele das mãos e dos pés. “Já tinha um mês que havia passado (a doença) quando começaram a cair (as unhas dos pés e das mãos). A pele da planta dos pés também trocou toda”, contou a mãe Amabile Torresia de Paula sobre seu filho.
Em documento científico sobre o tema, a Sociedade Brasileira de Pediatria explica que a doença “MPB” é mais frequente em crianças, embora possa acometer também adultos. A partir do post do pediatra, várias mães disseram ter pego também a doença. Foi o caso de Gabriela Dumond, que disse ter pego a “mão-pé-boca” do filho e ficado bem pior do que ele: “Tive bolhas nas mãos e pés muito doloridas e agora três unhas estão caindo. Graças a Deus ele só teve as aftas e febre”. Micaele Tavares contou ter pego a doença do filho nas duas vezes que ele teve. “Fiquei bem pior, coceira de endoidar, mal estar geral”, disse ela.
Formas de tratamento e contaminação
A doença mão-pé-boca é quase sempre benigna e desaparece entre 7 e 10 dias. Comida fria, macia e sem temperos fortes ou ácidos facilitam a alimentação. Oferecer água com frequência é fundamental, orienta Becker. Assim como manter a higiene da boca, além de usar analgésicos para dor e febre acima de 38,5 graus. “As bolhas nas mãos ou nos pés devem ser mantidas limpas e descobertas. O prurido melhora com banhos de aveia e um anti-histamínico pode ser prescrito pelo pediatra. A pele dos dedos pode descamar ao final”, diz o pediatra.
O contágio se dá pela saliva, secreção nasal e líquidos das bolhas, por isso a criança não deve ter contato com amigos ou ir à escola até todas as lesões estarem bem secas. É importante também higienizar os objetos pessoais e brinquedos. A criança pode manifestar sintomas por mais de uma vez. Se ela estiver inconsolável, muito irritada ou prostrada, os pais devem procurar atendimento médico.
LEIA TAMBÉM:
[mc4wp_form id=”26137″]
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
8 cuidados com o uso de maquiagem nas crianças no Carnaval
As cores e o brilho fazem parte das fantasias e brincadeiras. No entanto, é importante lembrar que a pele das...
Caru: a primeira inteligência artificial criada para apoiar mães na vida real
Imagine ter uma rede de apoio disponível 24 horas por dia, direto no WhatsApp, pronta para responder às dúvidas do...
Já ouviu falar na regra 2-2-2? Dica simples pode salvar seu relacionamento
Com trabalho, filhos, compromissos e mil coisas na cabeça, se organizar para garantir um tempo de qualidade a dois é...
10 nomes de menina discretamente inspirados na Disney (e fáceis de usar no Brasil)
Como Moana e Elsa talvez fiquem muito evidentes, selecionamos opções menos óbvias, mas que têm relação com as personagens. Confira!






