Artigos
Disgrafia: saiba como identificar essa dificuldade de aprendizado na escrita

Algumas crianças possuem a chamada disgrafia, uma dificuldade de aprendizagem na escrita cuja característica mais evidente é a letra ilegível que dificulta a sua leitura. Além disso, a disgrafia também pode estar relacionada a outras questões segundo explica a neuropedagoga e psicomotricista Mara Duarte. “A criança com disgrafia pode apresentar dificuldades de orientação espacial e confusão de letras que têm orientação espacial diferente, como b, d, q e p, entre outros aspectos”, exemplifica a especialista, que é diretora do Grupo Rhema, empresa voltada à capacitação e formação de professores.
Mara também cita inversões e omissões de palavras e falhas na associação dos grafemas (letras ou combinações de letras) e fonemas (sons que surgem da combinação das palavras) como características presentes da disgrafia. “Nestes casos, é muito importante entender o problema e oferecer atividades para estimular a criança. Uma delas é dar orações nas quais falta uma palavra e pedir para a criança escrever a palavra ausente”, explica.
Outra atividade que pode ajudar nesse sentido é formar palavras que nomeiem algo de comer, beber ou brincar, por exemplo. “Também é importante estimular a criança a identificar diferenças e detalhes em figuras, assim como realizar uma análise-síntese visual, recortando uma figura em algumas partes para que a criança possa montá-la na sequência”, orienta a neuropedagoga. Ela sugere ainda trabalhar a memória, para sequência de estímulos visuais, e discriminar grafemas iguais, parecidos e diferentes.
LEIA TAMBÉM:
Conheça as principais características da disgrafia em crianças:
- Dificuldades de orientação espacial
- Falhas no esquema corporal
- Confusão de letras que têm orientação espacial diferente
- Perda do lugar do texto que estava lendo, ou do lugar em cima, embaixo, esquerda e direita na leitura e escrita
- Inversões, distorções e omissões de palavras
- União de letras, sílabas e palavras na escrita
- Falha na associação de grafema e fonema
- Falha ao copiar e ordenar as palavras
- Alteração na motricidade fina
Ao identificar o transtorno, família a professores devem oferecer apoio e acolhimento para que a criança possa trabalhar e superar o problema. O tratamento da disgrafia é individualizado, levando em conta as especificidades de cada caso. De acordo com a neuropedagoga, é muito comum que o aluno com disgrafia não reconheça os erros cometidos, por isso cabe aos pais e educadores ficarem atentos e, se preciso, procurar ajuda especializada de profissionais como psicopedagogos, neuropedagogos e neuropediatras ou ainda terapeutas ocupacionais, psicomotricistas ou fonoaudiólogos que possam treinar as habilidades motoras para melhorar a capacidade de escrever da criança.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Por que as festas de fim de ano são tão difíceis para crianças com seletividade alimentar (e como ajudar de verdade)
Pratos desconhecidos, aromas novos e comentários de familiares podem transformar a ceia em um enorme desafio emocional para crianças seletivas....
Menores fora das redes: a exclusão da Austrália é cuidado ou ilusão?
Primeiro país a adotar a medida, a Austrália reacende um debate global entre famílias, escolas e governos: como proteger crianças...
Seu filho não precisa sentar no colo do Papai Noel; 4 cuidados essenciais para crianças neurodivergentes
Com preparo, respeito ao ritmo da criança e uma boa dose de acolhimento, a magia do Natal pode ser especial...
A infância em looping: o que a denúncia contra o TikTok revela para nós, mães
Para o Instituto Alana, mecanismos como rolagem infinita, autoplay e recompensas digitais funcionam como gatilhos de vício, desrespeitando as normas...





