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Crianças que gostam de dinossauros têm melhor desempenho escolar, sugere estudo

Um estudo das Universidades de Indiana e Wisconsin, nos Estados Unidos, revelou que crianças que apresentam um interesse regular e intenso por um determinado tema, como dinossauros, tendem a ter melhor desempenho acadêmico e desenvolver habilidades cognitivas mais avançadas.
O estudo analisou o comportamento das crianças que demonstravam grande interesse por esses gigantes pré-históricos e observou que além de melhor desempenho na escola, elas também desenvolveram habilidades cognitivas mais avançadas em comparação com outras na mesma faixa etária que não compartilhavam as mesmas preferências.
De acordo com os pesquisadores, a paixão pelo Tiranossauro-Rex, Velociraptor e outras espécies de dinossauros favorece nas crianças a concentração, a perseverança e o pensamento complexo – habilidades cruciais para o sucesso acadêmico e para o desenvolvimento pessoal dos alunos.
E isso se dá devido a um fenômeno chamado por psicólogos de “interesses intensos”, que se referem a interesses específicos que aguçam a curiosidade e fazem com que a criança, principalmente entre 2 e 6 anos de idade, queira saber mais sobre algo.
A pesquisa também constatou que a predileção por dinossauros pode servir como uma ponte para outros campos de estudo, servindo de incentivo para que a criança explore conteúdos de biologia, geologia, história e matemática, enriquecendo assim a compreensão do mundo ao seu redor.
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Atenção aos interesses dos alunos
O estudo ressalta a importância de os educadores reconhecerem e valorizarem os gostos individuais de seus alunos. Ao incorporar temas que despertam paixão e curiosidade, os professores podem criar um ambiente de aprendizado mais estimulante e envolvente, capacitando os pequenos a explorarem seus interesses e a desenvolverem habilidades essenciais para o sucesso futuro.
De acordo com especialistas, o tema dos dinossauros ajuda a trabalhar noções de temporalidade. “As disciplinas de ciências, história e questões referentes às formas, tamanhos e elementos do tempo histórico dos dinossauros, como vulcões e caverna, acabam por despertar a curiosidade, a observação e o raciocínio nas crianças”, destaca Simone Kleina Machado, coordenadora pedagógica do Colégio Positivo – Água Verde, em Curitiba.
Ela avalia que por serem animais que não fazem parte da nossa realidade, mas, sim, do nosso imaginário, abordar o assunto também permite trabalhar a imaginação e a criatividade das crianças. “Como é um tema que desperta muito interesse nos alunos, eles definitivamente vão querer ver e estudar mais. Pedagogicamente é um ótimo assunto para estimular a leitura e a prática da escrita, que pode ser abordado em livros literários, experiências, brinquedos e brincadeiras”, sugere a professora.
Ela destaca a importância do apoio da família e de como o incentivo à preferência por um assunto pode moldar positivamente o desenvolvimento pedagógico de uma criança. “A família tem um papel importante na construção do conhecimento, participando na produção de materiais, mostras de trabalhos, pesquisas e experiências relacionadas ao tema, o que efetivamente favorece a aprendizagem”, completa Simone.
Canguru News
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