Artigos
Criança no museu: 7 dicas para que tomem gosto pelo passeio

Há quem diga que museus não são espaços para crianças ou que não atraem o interesse delas. No entanto, os museus podem ser uma boa opção de lazer e momentos em família.
“Experiências culturais diversas permitem não apenas o contato com novas culturas, mas também a ampliação da nossa visão de mundo, o desenvolvimento de um sujeito com pensamento crítico e o despertar de sentimentos variados. Por meio da arte, conectamo-nos com emoções profundas, ampliamos repertórios e estimulamos nossa criatividade. Além disso, essas experiências, no ambiente familiar, podem criar memórias afetivas significativas”, explica Heidi Heinenn, coordenadora pedagógica da educação infantil e do turno integral do Colégio Marista Champagnat, de Porto Alegre (RS).
Ao incentivarmos crianças a frequentarem museus, contribuímos para que desenvolvam uma relação mais próxima com esses espaços, tornando-se adultos que valorizam a riqueza cultural que eles oferecem e compreendam a sua importância.
Para auxiliar nessa visitação, a coordenadora pedagógica dá algumas dicas:
1) Procure museus com temáticas que sejam do interesse das crianças e que despertem a curiosidade delas – vale lembrar que visitar museus com objetos antigos e com temáticas que permeiam o imaginário infantil são ótimas pedidas! Escolha espaços que permitam interação e exploração, como museus de ciências, história natural ou arte.
2) Faça alguns combinados prévios com os pequenos sobre as regras dos espaços: explique de forma clara e simples como devem se comportar, como não tocar em objetos sem permissão, manter o silêncio em determinadas áreas e respeitar outras pessoas que estão visitando o local.
3) Motive as crianças antes da visitação, contando um pouco sobre a temática da exposição: curiosidades sobre o espaço, sobre quem realizou a exposição ou histórias envolventes relacionadas ao tema. A ideia é despertar a curiosidade dos pequenos para o que irão encontrar.
4) Planeje a visitação e o itinerário: muitos espaços possuem uma programação e mediação específicas para o público infantil. Verifique horários, exposições temporárias e atividades extras para enriquecer a experiência.
5) Alguns museus oferecem recursos e aplicativos para uma visitação mais interativa: informe-se sobre esses recursos e utilize-os com os pequenos. Muitos possuem guias digitais com jogos e conteúdos que tornam a visita mais divertida e lúdica.
6) Deixe que as crianças registrem com fotos a visitação, a partir da perspectiva delas: esses registros podem virar uma exposição familiar ou um álbum desse momento. Além de registrarem o que foi mais significativo para elas, as imagens podem ser um ponto de partida para conversas e reflexões após a visitação.
7) Questione sobre o que as crianças pensam durante a visitação e estimulem a criatividade delas: perguntas que incentivam a observação e a imaginação, e brincadeiras relacionadas ao que está exposto e aos seus significados envolve os pequenos.
A coordenadora lembra ainda que é importante respeitar o ritmo dos pequenos, ajustando o tempo de visitação para evitar que se sintam cansados. E ao falar da mostra, é importante adaptar a linguagem, tornando-a o mais acessível possível para que eles compreendam o que está sendo apresentado.
“Ao planejar esses momentos, o mais importante é proporcionar conexão, diversão e exploração, despertando nos pequenos o encantamento e a vontade de reviver a experiência tão logo possível”, finaliza Heidi.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
3 móveis que acompanham o crescimento das crianças
Versáteis e funcionais, as peças de mobiliário que se adaptam às diferentes fases da infância e duram mais tempo. O...
3 filmes e séries sobre maternidade que vão mexer com você por dias
Uma seleção de histórias que apostam no desconforto, na ambivalência e na exaustão emocional para falar de culpa, medo e...
Criança que não escuta histórias pode deixar de aprender 1,4 milhão de palavras na infância
Estudo mostra que crianças que não recebem leitura em voz alta até os 5 anos deixam de ouvir cerca de...
Você sabe o que pode acontecer com seu filho em dias muito quentes?
Com previsão de temperaturas em alta para diversas regiões do Brasil neste fim de semana, especialistas alertam: bebês e crianças...






