Por Daniele Franco
Antes de aprender a ler, a criançada já sabe usar os dedinhos para acessar seus conteúdos preferidos nos smartphones dos pais. Ligam a câmera, tiram fotos, procuram vídeos on-line e não fazem nada disso sem querer – pelo contrário, sabem muito bem o que estão fazendo.
Uma boa maneira de aproveitar toda essa facilidade e interesse pelo meio digital é usar aplicativos que ajudam os pequenos na hora de estudar. Com músicas, jogos e uma interface divertida, os aplicativos entretêm e ensinam às crianças ao mesmo tempo.
Para Luca Rischbieter, consultor pedagógico da área de Tecnologia Educacional da Positivo Informática, o uso de tecnologia pelas crianças pode ser bastante benéfico. Mesmo que o aplicativo não tenha o intuito principal de ensinar, os pais podem explorá-lo junto com os filhos. “Até para jogar um Pokémon GO, por exemplo, a criança precisa raciocinar, e esse estímulo ao raciocínio também é importante”.
De acordo com o especialista, o grande problema na hora de inserir a tecnologia na vida da criança é o excesso, e é importante não fazer do smartphone, do tablet ou do computador uma babá eletrônica. É relevante lembrar ainda que a recomendação mais recente da Academia Americana de Pediatria, que divulgou novas diretrizes sobre o uso de tecnologia por crianças em novembro passado, é evitar o uso de mídia digital, exceto videochat, por crianças com menos de 18 meses.
Considerando todos esses cuidados, a reportagem da Canguru ouviu especialistas das plataformas Socorro, Meu Filho Não Estuda!, Ensina Mais e PlayKids, que selecionaram alguns aplicativos para a criançada se divertir e aprender ao mesmo tempo. Confira no quadro.