Artigos
Conheça as doenças que mais aparecem nos pacientes de consultórios pediátricos


Por: Juliany Estefan
Apele das crianças e dos bebês é mais fina e frágil, e a imunidade deles ainda está em formação. Além disso, muitas vezes, nessa faixa etária, convive-se em locais com aglomeração, como escolas e creches, o que facilita a transmissão das doenças de pele.
Com isso, observamos no dia a dia dos consultórios maior frequência de algumas doenças no paciente pediátrico.
Recomendamos que não se compartilhem toalhas, escovas, água de banho e roupas, pois podem ser a fonte de transmissão de doenças.
Veja quais são os principais problemas na pele das crianças e como preveni-los:
BROTOEJAS: são bolinhas de água e/ou vermelhas que podem apresentar coceira. Geralmente aparecem com maior frequência no verão ou em situações que elevem a temperatura, como excesso de roupas e febre alta. Para prevenção, manter o ambiente fresco e arejado, com a ajuda de ventiladores e ar-condicionado.
PEDICULOSE (PIOLHO): a transmissão ocorre por contato direto. A coceira pode provocar ferimentos. Para prevenir: não compartilhar roupas, toalhas e escovas e evitar contato direto com o cabelo das crianças com piolho.
ESCABIOSE (SARNA): são bolinhas vermelhas que coçam principalmente à noite. Em geral, outros membros da família também são acometidos. Para prevenir, o contato com roupas e pessoas contaminadas deve ser evitado.
PITIRÍASE VERSICOLOR: popularmente chamada de “pano branco”, é muito comum. São manchas brancas que descamam, especialmente nas áreas oleosas do corpo.
VERRUGAS: geralmente aparecem como lesão elevada com a superfície lembrando o aspecto de couve-flor. Podem ocorrer dor e sangramento. Para prevenir a transmissão, o contato com pessoas ou objetos infectados deve ser evitado.
MOLUSCO CONTAGIOSO: é uma infecção comum, causada por vírus. Em geral, os pais confundem com verruga pelo aspecto das lesões. São pequenas bolinhas brancas e elevadas, que podem espalhar-se. A transmissão ocorre por contato direto com pessoas contaminadas.
IMPETIGO: é uma infecção contagiosa e comum. Pode ocorrer após picadas de inseto, pequenos traumas ou ainda como infecção secundária aos quadros de dermatite ou prurido estrófulo (alergia a picada de inseto). Pode vir com feridas, bolhas e “casquinhas”. Para prevenção: manter a pele limpa e evitar coçar as lesões. Para todos esses problemas existe tratamento.
É sempre indicado procurar o médico dermatologista ao perceber qualquer mancha, bolinha ou ferida no seu filho. Não trate seu filho sem orientação médica, nenhum artigo substitui uma consulta médica.
Juliany Estefan é médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
3 ideias de petiscos com a cara do Natal
Quer surpreender os convidados? Inspire-se nestas sugestões de apresentação, que vão fazer sua mesa brilhar!
Compartilhar maquiagem com os filhos pode? O que dá para dividir e o que é melhor esconder do nécessaire
Produtos infantis costumam ser mais seguros para toda a família, mas o caminho inverso pode trazer riscos. Especialistas explicam como...
E se um óculos pudesse frear a miopia do seu filho? Primeiros óculos que desaceleram miopia em crianças são aprovados FDA
Tecnologia promete não apenas corrigir o grau, mas também retardar a progressão da condição. No Brasil, as lentes já são...
Nem Enzo, nem Valentina: os nomes de bebês que dominaram os registros em 2025 (e surpreenderam os pais)
Helena lidera o ranking nacional pelo segundo ano seguido, enquanto nomes curtos ganham cada vez mais espaço nas certidões de...






