Nesta Semana do Aleitamento Materno, as mães são inundadas com informações sobre os benefícios do aleitamento exclusivo — que são inúmeros e inquestionáveis. Mas pouco se fala sobre as dificuldades que acompanham o processo, como ferimentos, dores, vazamento de leite ou desconforto nos primeiros dias.
Apesar de não ser nada fácil, há alguns acessórios que ajudam as mães a superarem os problemas mais comuns. Veja abaixo uma lista que a Canguru preparou:
1) Conchas rígidas para os mamilos
Elas ajudam a corrigir mamilos invertidos ou muito pequenos. Podem ser usadas ainda durante a gravidez e facilitam a pega do bebê nos primeiros dias.
2) Conchas de base flexível
Elas são úteis para arejar os mamilos, coletar vazamento de leite e aliviar fissuras e rachaduras no início da amamentação, enquanto a pega do bebê ainda está sendo ajustada pela mãe.
3) Absorvente para seios
Eles ajudam a conter os vazamentos de leite, que às vezes acontecem até a mães que não têm leite em excesso, principalmente quando estão amamentando em outro peito.
4) Bicos protetores de silicone
Eles ajudam a continuar a amamentação mesmo quando os mamilos estão rachados por causa da pega incorreta pelo bebê. Devem ser usados com parcimônia, já que, na verdade, não resolvem o problema. O ideal é incentivar o bebê a abocanhar corretamente o peito, cobrindo toda a aréola.
5) Pomada de lanolina
Ajuda a cicatrizar os bicos com rachaduras e fissuras. Há mães que preferem usar banha animal para aliviar o sofrimento. Lembrando que os ferimentos no peito só acontecem porque os bebês não estão abocanhando corretamente.
6) Bombas/ordenhadeiras elétricas
Também existem as bombas manuais e muitas mães conseguem ordenhar sem nenhum acessório, usando apenas as mãos. Mas as bombas elétricas facilitam muito o trabalho, agilizando o processo. A retirada do leite pode ser útil para dar um descanso à mãe, que pode armazenar seu leite na geladeira ou no congelador, ou para a mãe que voltou ao trabalho e quer manter o aleitamento exclusivo. Além disso, ordenhar ajuda a evitar o empedramento do leite, que pode gerar dores muito fortes e até mastite.
7) Almofada para amamentar
Elas existem em vários formatos e tamanhos, mas geralmente têm a forma de um “U”. Ajudam as mães a apoiarem os bebês, principalmente nos primeiros dias, quando elas ainda estão pegando o jeito, ou meses depois, quando eles começam a ficar pesados demais para carregar por vários minutos na mesma posição. (Embora tenha uma boa notícia: os bebês vão aprendendo a mamar cada vez mais rápido e, aos 5 meses, costumam levar só poucos minutinhos para se saciar!)
8) Poltrona de amamentação
Muitas mães dispensam o acessório, mas outras já pensam no quartinho do bebê com a poltrona no cenário. Há modelos acompanhados de descanso para os pés e muitas de balanço. Podem ajudar a tornar a amamentação mais confortável.
9) Aquecedor elétrico de mamadeiras
É outro acessório dispensável, mas útil, porque torna mais ágil o aquecimento das mamadeiras de leite materno que a mãe tiver ordenhado e guardado no congelador. Quem não tem esse aquecedor elétrico pode usar o bom e velho método de esquentar em banho-maria, no fogão.
10) Esterilizador de micro-ondas
É outro acessório útil para as mães que retiram leite materno para o filho mamar quando não estão em casa. Os potes e mamadeiras onde o leite é armazenado precisam ser bem esterilizados e há esterilizadores de micro-ondas que fazem isso em apenas 2 minutos, poupando o tempo que seria gasto no fogão.