Artigos
7 brincadeiras com palavras para exercitar o raciocínio
Por Daniele Franco – Selecionamos brincadeiras que, além de divertidas, ajudam as crianças a trabalhar a memória, a fala e o vocabulário. Vamos lá?
– Berlinda
A partir de 6 anos
3 jogadores ou mais
Os jogadores se organizam em círculo tendo um deles no centro. Nessa brincadeira, as crianças são convidadas a apontar as qualidades do coleguinha sentado no meio usando uma palavra. Um jogo que pode ensinar, também, a valorizar as virtudes dos outros.
– De Havana veio um barco
A partir de 6 anos
3 jogadores ou mais
Uma das crianças começa dizendo “De Havana veio um barco carregado de…” e outra completa com alguma mercadoria, como “chocolate”. Os próximos devem dar nomes de mercadorias com a mesma inicial. O jogo começa de novo quando os jogadores não encontram mais palavras.
– Série de palavras
A partir de 7 anos
2 jogadores ou mais
Nessa brincadeira, as crianças se divertem enquanto podem, também, aprender sobre associação de palavras. Os jogadores devem escolher um deles para começar. Quem começa, diz uma palavra qualquer e os outros devem dizer outras que estejam associadas, por exemplo “maçã” seguida de “fruta”, ou “bola” seguida de “chutar”.
– Adedanha
A partir de 7 anos
2 jogadores ou mais
Adedanha pode ser uma brincadeira tanto falada quanto escrita. Se as crianças ainda não souberem escrever, o jogo falado deve ser dividido, escolhendo uma categoria por letra para não confundir os pequenos. Com a soma dos dedos mostrados pelas crianças a letra é sorteada. Além de aprenderem um pouco mais sobre palavras, os jogadores ainda podem se afiar no alfabeto.
– A Mochila
A partir de 7 anos
2 jogadores ou mais
A mochila é quase um jogo da memória. Depois de estabelecida uma ordem circular entre os jogadores, onde após o último volta-se ao primeiro, este diz uma palavra qualquer. Em seguida, o próximo deve repetir a palavra que o primeiro disse e acrescentar outra, por exemplo, se o primeiro disse “bola”, o segundo deve dizer “bola” e depois dizer sua palavra. Assim o jogo segue com os outros tendo sempre que repetir toda a ordem de palavras já faladas até o momento, na ordem, e adicionar mais uma.
– Telefone sem fio
A partir de 5 anos
5 jogadores ou mais
Ideal para brincar com os amiguinhos, o velho jogo pode ser muito divertido. Uma criança começa dizendo uma frase, que vai sendo passada ouvido a ouvido, até que o último diga em voz alta como a mensagem chegou até ele.
– Palavras encadeadas
A partir de 6 anos
2 jogadores ou mais
Nesta brincadeira, uma criança é escolhida para começar dizendo uma palavra qualquer. O próximo deve dizer outra palavra que comece com a última letra da palavra anterior. Por exemplo, se o primeiro disse “casa”, o segundo pode dizer “avião”.
Fonte: O Grande Livro dos Jogos – Editora Leitura
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Apenas 1 em cada 20 crianças e adolescentes cumprem estas três recomendações fundamentais para o desenvolvimento
Metanálise global com mais de 387 mil jovens revela que a maioria não segue orientações consideradas essenciais para obter melhores...
Você sabe o que são os 9 minutos “mágicos”?
Teoria baseada em estudos de neurociência viralizou na internet. Para especialista, faz sentido e funciona, mas está longe de ser...
Seu jeito influencia o jeito que seu filho aprende
Sempre imaginei que incentivo, afeto e boas oportunidades fossem o trio principal. Mas, lendo um estudo publicado no Journal of...
Invisibilidade, não: OMS publica diretrizes inéditas sobre infertilidade e isso muda tudo
Em documento histórico com 40 recomendações, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a infertilidade como prioridade de saúde, pede...






