Artigos
Como falar de política com as crianças? Confira 6 livros para ajudar nessa missão
Por Daniele Franco

Engana-se quem pensa que política não é assunto para se falar com as crianças, muito pelo contrário. De acordo com Leonora Schettini, professora de ciências políticas da Universidade Federal de Minas Gerais, é fundamental que o assunto seja inserido na vida dos pequenos.
Segundo ela, a vivência política começa muito antes da vida adulta, e é importante que a criança entenda desde cedo a relevância dos processos de decisão em todas as escalas. “Na escola, existem as eleições para os representantes de turma, por exemplo, e a criança deve entender esse conceito de representação”, exemplifica. De acordo com a professora, esse trabalho de educação política deve ser feito pelos pais, pela família, não é um papel da escola. Na escola, a criança entra em contato com a prática das relações políticas.
Uma boa maneira de explicar a política para os pequenos é através de livros. Com historinhas lúdicas e metafóricas, as crianças entendem o processo de tomada de decisões e a vida em sociedade. O escritor e colunista da Canguru Leo Cunha defende o uso desse meio de ensino. Ele mesmo é autor do livro O Reino Adormecido, que traz as relações de poder de maneira leve do jeito que as crianças entendem. Além da sua obra, o autor indica também outras cinco que servem como um meio de ensinar um pouco de política para crianças:
O Reino Adormecido – Leo Cunha
O Reizinho Mandão – Ruth Rocha
Dois Idiotas Sentados Cada Qual no Seu Barril – Ruth Rocha
É Conversando que as Coisas se Entendem – Orígenes Lessa
O rei de quase tudo – Eliardo França
Mudanças no galinheiro mudam as coisas por inteiro – Sylvia Orthof
Leonora também defende o uso de livros infantis como uma forma de falar de política com as crianças, ressaltando que os livros trazem exemplos que estão fora do seio da família e representam uma escala maior de política com uma linguagem que os pequenos entendem. “É fundamental ensinar conceitos como o bem comum, o bem público, as atribuições de responsabilidade e o pensamento coletivo para que a criança saiba como agir quando precisar tomar decisões que vão impactar muitas pessoas, e os livros trazem esses tipos de situação”.
E o momento atual? Como explicar?
A TV mostra o tempo todo os ânimos alterados da vida política do Brasil, e até dentro de casa é praticamente impossível ignorar essa situação. De acordo com Leonora, ignorar e deixar que a criança viva em “outro mundo” não é saudável. Deve-se inteirar a criança do assunto de uma maneira que ela entenda, e não simplesmente tentar esconder por achar que ela não vai compreender. Para que esse entendimento, mesmo que raso, aconteça, os pais podem comparar com situações que eles vivem e colocar questionamentos, como “você faria igual?” ou “e se fosse na sua escola, com a sua turma?”. Mostrar a importância de se ouvir todos os pontos de vista possíveis também é, para a cientista política, um ensinamento fundamental.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Uma nova característica de George, irmão da Peppa Pig, será revelada na próxima temporada do desenho
Nos episódios previstos para as próximas semanas, o personagem será diagnosticado com perda auditiva moderada e ganhará um aparelho. Muito...
3 receitas de air fryer que vão salvar a lancheira das crianças neste ano
Além de ajudar a preparar os alimentos de forma saudável, sem óleo, as fritadeiras elétricas são uma mão na roda...
Ciência descobre como o corpo da mãe detecta que é hora de começar o trabalho de parto
Canais presentes no útero entendem quando é o momento de expulsar o bebê e isso pode ajudar a prevenir nascimentos...
8 cuidados com o uso de maquiagem nas crianças no Carnaval
As cores e o brilho fazem parte das fantasias e brincadeiras. No entanto, é importante lembrar que a pele das...






