Artigos
Os sentimentos das crianças na pandemia – por elas mesmas
Após mais de um ano de pandemia, privadas dos amigos, da escola e dos passeios, como as crianças estão se sentindo? “Com saudades dos amigos”, “chateada”, “péssima”, “bem e comendo bastante”. Essas são algumas das respostas exibidas no vídeo “Crianças contam como se sentem”, produzido pelo Portal Lunetas, que fala sobre infância e é uma iniciativa do Instituto Alana, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com foco em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância.
No vídeo, crianças de diferentes idades contam o que foi mais difícil para elas neste ano, o que eles aprenderam de novo na quarentena e o que elas acham que vai acontecer quando puderem reencontrar os amigos. A produção faz parte do especial “Coronavírus Ano II. À espera de dias melhores”, que traz informações sobre o impacto das aulas remotas na saúde mental das crianças e dos professores; e fala da vacinação de grávidas e crianças, entre outros temas.
“Sem poupar sequer as crianças, a realidade imposta nos faz questionar quais são os sentimentos que as estão visitando e lhes fazendo companhia depois de tanto tempo vivendo com restrições, sem sair de casa. São elas que nos contam como estão se sentindo após um ano em pandemia”, explica o portal. Abaixo assista ao vídeo do Portal Lunetas, com transcrição para Libras (feita também por crianças) e audiodescrição.
Leia também: Como meus filhos podem ter um desenvolvimento saudável?
[mc4wp_form id=”26137″]
Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Criança que ganha celular aos 12 anos tem mais chances de depressão e obesidade
Dados foram revelados em estudo feito com mais de 10 mil adolescentes e acendem alerta para famílias
Guerreiras do K-Pop: Entenda o que levou uma escola a proibir crianças de cantarem músicas do desenho que virou febre
Direção de uma escola primária britânica enviou uma carta aos pais, explicando que os alunos não poderiam mais referir-se à...
Verão, piscina e mar: como proteger as crianças de otites?
Com mais calor, umidade e horas na água, aumentam os casos de otites externas — a famosa “otite de verão”....
Adolescente de 17 anos cria IA que pode ajudar a detectar abuso infantil
Tecnologia identifica sinais suspeitos em vídeo e pode ser aliada na proteção de crianças e adolescentes. Projeto começou como resposta...






