Após mais de um ano de pandemia, privadas dos amigos, da escola e dos passeios, como as crianças estão se sentindo? “Com saudades dos amigos”, “chateada”, “péssima”, “bem e comendo bastante”. Essas são algumas das respostas exibidas no vídeo “Crianças contam como se sentem”, produzido pelo Portal Lunetas, que fala sobre infância e é uma iniciativa do Instituto Alana, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com foco em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância.
No vídeo, crianças de diferentes idades contam o que foi mais difícil para elas neste ano, o que eles aprenderam de novo na quarentena e o que elas acham que vai acontecer quando puderem reencontrar os amigos. A produção faz parte do especial “Coronavírus Ano II. À espera de dias melhores”, que traz informações sobre o impacto das aulas remotas na saúde mental das crianças e dos professores; e fala da vacinação de grávidas e crianças, entre outros temas.
“Sem poupar sequer as crianças, a realidade imposta nos faz questionar quais são os sentimentos que as estão visitando e lhes fazendo companhia depois de tanto tempo vivendo com restrições, sem sair de casa. São elas que nos contam como estão se sentindo após um ano em pandemia”, explica o portal. Abaixo assista ao vídeo do Portal Lunetas, com transcrição para Libras (feita também por crianças) e audiodescrição.
Leia também: Como meus filhos podem ter um desenvolvimento saudável?