Coluna do Leo Cunha: ‘Lendo lindas lendas’

    431
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Você já leu para seu filho um livro que reconta uma lenda indígena? Vale a pena o exercício. A maioria das lendas, como as histórias da mitologia e do folclo­re, fala das grandes questões da humani­dade: a vida e a morte, o tempo e o espaço, a natureza e a civilização. Mas sempre de modo engenhoso, fantástico e sugestivo, afinal nós, pais, não queremos assustar os pequitotes com complexas reflexões metafísicas! Veja, por exemplo, os dois belos livros que selecionei neste mês: 

     

    ReproduçãoQuando a noite engoliu o dia

    Como surgiram o dia e a noite? Será que antigamente não havia a escuridão? Em Quando a noite engoliu o dia, Flávia Côrtes se inspirou em lendas indígenas para contar a história do jovem guerreiro que queria se casar com a linda filha do feiticeiro da tribo. Para provar o seu valor, o rapaz tinha que trazer a noite de presente para a moça, que estava cansada de nunca dormir. Um desafio enorme, pois, naquele tempo, só existia o dia, e a noite ficava escondida numa semente, dentro de uma gruta, no fundo de um rio. Será que ele vai conseguir? O texto poético e delicado ganha ilustrações criativas, que transformam olhos em canoas e pássaros em folhas.

    SOBRE OS AUTORES: Flávia Côrtes, carioca, é escritora e tradutora. Já publicou vários livros infantis e juvenis. Bruno Dante, carioca, trabalha como ilustrador e criador de bonecos para teatro de animação.

     
     

    ReproduçãoA canoa que virou coisa

    Nas décadas de 1940 a 1970, os irmãos Villas-Boas viajaram pelo interior do Brasil, conhecendo os sertanejos, os ribeirinhos e várias tribos indígenas. Na expedição, recolheram causos, lendas, crendices etc. Foram os índios kamaiurá que contaram a Orlando e Cláudio Villas-Boas a lenda de A canoa que virou coisa, agora recontada com leveza e bom humor por Luiz Raul Machado, um dos pioneiros da literatura infantil brasileira contemporânea. Mestre da prosa poética, Luiz traz aqui um texto bem coloquial e com final surpreendente, perfeito para ser compartilhado entre pais e filhos, iluminado pelas cores e curvas de Marília Pirillo.

    SOBRE OS AUTORES: Luiz Raul Machado, escritor e pesquisador carioca, é um dos principais nomes da literatura infantil brasileira desde 1974, quando lançou o clássico João Teimoso. Marília Pirillo, gaúcha, é ilustradora, editora e escritora, com dezenas de livros publicados para crianças e jovens.

     
     

    Leo Cunha e os filhos Andre e Sofia


    Leo Cunha é escritor e publicou mais de 50 livros, como Um Dia, Um Rio (Ed. Pulo do Gato) e As Fantásticas Aventuras da Vovó Moderna (Ed. Cia das Letrinhas). Recebeu os principais prêmios da literatura infantil brasileira, como Jabuti, Nestlé e João-de-Barro. Na Canguru, dá dicas de livros para crianças.

    contato   [email protected]

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui