‘Cine debate’ discute como ações e palavras podem transformar a vida de uma pessoa

Evento da Associação Paulista de Medicina exibe o filme “Um lindo dia na vizinhança” e promove debate com o psiquiatra Wimer Bottura, a jornalista e fundadora da Canguru News, Ivana Moreira, e a psicopedagoga Isa Minatel

319
Dois homens sentados conversando, na capa de um filme
Cena do filme "Um lindo dia na vizinhança"
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Chamar as pessoas pelo nome, olhá-las nos olhos e ouvir o que têm a dizer. Hábitos valiosos e cada vez mais raros estão entre as qualidades do personagem principal do filme “Um lindo dia na vizinhança”, protagonizado por Tom Hanks. O longa será exibido online nesta sexta-feira (10), durante sessão do projeto “Cine Debate”, promovido pela Associação Paulista de Medicina (APM), em São Paulo.

“Esse filme, especificamente, conta a história de um grande apresentador de televisão norte americano, que também era um pastor anglicano, muito respeitado, e traz a reflexão sobre a capacidade do homem, através de suas ações e palavras, em transformar positivamente a vida de uma pessoa amarga, que vivia uma relação muito ruim consigo mesma. Além disso, o filme traz uma reflexão muito importante sobre as relações familiares, ao mostrar que o perdão e a compreensão nos desprendem de sofrimentos”, comenta o psiquiatra Wimer Bottura Júnior. Após a exibição do filme, ele coordenará um debate, que será transmitido em tempo real, com a participação da jornalista Ivana Moreira, fundadora da Canguru News, e da psicopedagoga Isabela Minatel.

Aprendizados a partir dos filmes

Mensalmente, a Associação Paulista de Medicina (APM), realiza sessões de filmes com temas relacionados ao cotidiano. Após as exibições, os assuntos são analisados por especialistas como psicanalistas, jornalistas, cineastas, psicólogos, roteiristas, advogados e outros profissionais de áreas envolvidas com os temas propostos, gratuitamente. As sessões, antes da pandemia, eram realizadas presencialmente. Atualmente o evento é realizado de forma virtual, com previsão de retorno híbrido em agosto de 2022. A sessão desta sexta-feira comemora os 25 anos do evento.

“Através de estudos, concluí que a obra de arte, no caso, o cinema, acrescenta fidelidade ao aprendizado. Ele une as melhores características do aprendizado direto e indireto. Ao transmitirmos um filme, todos assistem a mesma história, mas têm percepções diferentes acerca daquele fato. As pessoas se identificam com os personagens, sofrem a dor daqueles personagens e aprendem com isso. As pessoas são capazes de mudar sua vida através dos fatos assistidos, sem necessariamente precisar experimentá-los”, explica o psiquiatra, sobre a iniciativa que ele coordena desde o seu surgimento, em 1998. 

O filme será transmitido nesta sexta-feira (10) às 20 horas, no Youtube da Associação Paulista de Medicina. Já o debate dos especialistas acontecerá na plataforma Zoom, com ID de reunião: 883 7126 9897. 

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui