‘Cine debate’ discute como ações e palavras podem transformar a vida de uma pessoa

Evento da Associação Paulista de Medicina exibe o filme “Um lindo dia na vizinhança” e promove debate com o psiquiatra Wimer Bottura, a jornalista e fundadora da Canguru News, Ivana Moreira, e a psicopedagoga Isa Minatel

53
Dois homens sentados conversando, na capa de um filme
Cena do filme "Um lindo dia na vizinhança"

Chamar as pessoas pelo nome, olhá-las nos olhos e ouvir o que têm a dizer. Hábitos valiosos e cada vez mais raros estão entre as qualidades do personagem principal do filme “Um lindo dia na vizinhança”, protagonizado por Tom Hanks. O longa será exibido online nesta sexta-feira (10), durante sessão do projeto “Cine Debate”, promovido pela Associação Paulista de Medicina (APM), em São Paulo.

“Esse filme, especificamente, conta a história de um grande apresentador de televisão norte americano, que também era um pastor anglicano, muito respeitado, e traz a reflexão sobre a capacidade do homem, através de suas ações e palavras, em transformar positivamente a vida de uma pessoa amarga, que vivia uma relação muito ruim consigo mesma. Além disso, o filme traz uma reflexão muito importante sobre as relações familiares, ao mostrar que o perdão e a compreensão nos desprendem de sofrimentos”, comenta o psiquiatra Wimer Bottura Júnior. Após a exibição do filme, ele coordenará um debate, que será transmitido em tempo real, com a participação da jornalista Ivana Moreira, fundadora da Canguru News, e da psicopedagoga Isabela Minatel.

Aprendizados a partir dos filmes

Mensalmente, a Associação Paulista de Medicina (APM), realiza sessões de filmes com temas relacionados ao cotidiano. Após as exibições, os assuntos são analisados por especialistas como psicanalistas, jornalistas, cineastas, psicólogos, roteiristas, advogados e outros profissionais de áreas envolvidas com os temas propostos, gratuitamente. As sessões, antes da pandemia, eram realizadas presencialmente. Atualmente o evento é realizado de forma virtual, com previsão de retorno híbrido em agosto de 2022. A sessão desta sexta-feira comemora os 25 anos do evento.

“Através de estudos, concluí que a obra de arte, no caso, o cinema, acrescenta fidelidade ao aprendizado. Ele une as melhores características do aprendizado direto e indireto. Ao transmitirmos um filme, todos assistem a mesma história, mas têm percepções diferentes acerca daquele fato. As pessoas se identificam com os personagens, sofrem a dor daqueles personagens e aprendem com isso. As pessoas são capazes de mudar sua vida através dos fatos assistidos, sem necessariamente precisar experimentá-los”, explica o psiquiatra, sobre a iniciativa que ele coordena desde o seu surgimento, em 1998. 

O filme será transmitido nesta sexta-feira (10) às 20 horas, no Youtube da Associação Paulista de Medicina. Já o debate dos especialistas acontecerá na plataforma Zoom, com ID de reunião: 883 7126 9897. 

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui