Artigos
Caru: a primeira inteligência artificial criada para apoiar mães na vida real
Que mãe nunca se pegou pesquisando no celular, às três da manhã, sobre o choro do bebê, a febre que não cede ou a culpa por ter perdido a paciência? Foi para acolher essas angústias — e tantas outras — que nasceu a Caru, a primeira Inteligência Artificial (IA) desenvolvida no Brasil com foco exclusivo nas necessidades das mães.
Diferente das IAs genéricas, a Caru foi pensada com um olhar sensível para a parentalidade. Ela não entrega respostas frias nem se baseia apenas nos conteúdos mais clicados da internet. “A Caru está sendo alimentada há mais de seis meses com conteúdos curados. Todas as orientações são fundamentadas em evidências científicas sólidas e diretrizes atualizadas de saúde das principais organizações médicas nacionais e internacionais, para garantir que as mães tenham acesso a informações seguras e de qualidade”, explica Daniela Seibel, mãe, CEO da Canguru, startup brasileira, e idealizadora da Caru.
O que é a Caru e como ela funciona?
De acordo com Daniela, a Caru é aquela amiga que nunca dorme. A companhia que escuta sem julgamento, entende os desafios da maternidade e acolhe até as dúvidas que muitas mães têm vergonha de dizer em voz alta. Mais do que uma inteligência artificial, ela funciona como um porto seguro: oferece orientações práticas, serviços e informações confiáveis — tudo isso 24 horas por dia, sete dias por semana.
“O mais legal é que a Caru não exige o download de mais um aplicativo que ocupa espaço no celular ou consome dados. Ela vive onde a mãe já está: no WhatsApp. Basta adicionar o número da Caru aos contatos para ter acesso a uma assistente inteligente que entende o contexto da sua rotina, não julga, acolhe e ajuda a tomar decisões melhores”, explica Carol Guedes, mãe, terapeuta, head de cuidado emocional, conteúdo terapêutico e comunidade da Canguru e da Caru.
Uma IA feita por mães, para mães
O que torna a Caru única é a sua origem. Ela foi criada por mulheres que vivem a maternidade na pele e por especialistas em desenvolvimento infantil, maternidade e saúde emocional. Por isso, fala a língua da vida real. A IA das mães entende desde a angústia do desfralde até a logística da rotina escolar e ainda sugere ideias de lazer para o fim de semana com os filhos, passando por temas mais delicados como o bullying.
É importante dizer que a Caru não substitui profissionais de saúde ou educação. Seu papel é complementar: ela orienta, informa, acalma e ajuda a organizar os próximos passos. Muitas vezes, é o primeiro apoio antes de uma consulta ou de uma decisão importante.
“Nem todas as mães têm o contato direto de um profissional, como o pediatra, ou conseguem marcar uma consulta rapidamente com um psicólogo, seja pelo convênio ou pelo SUS. Mas as angústias da maternidade são reais e, muitas vezes, ficam dias ou semanas martelando na cabeça. A Caru chega para orientar e acalmar. E, como o plano básico é gratuito, ela é acessível para todas as mães”, explica Renata Menezes, mãe, jornalista, head de conteúdo da Canguru e da Caru.
Seja para entender um marco do desenvolvimento, buscar uma receita rápida para o jantar ou encontrar palavras para acolher um sentimento difícil do filho, a Caru oferece ajuda real para a vida real. É a tecnologia a serviço do cuidado — e a prova de que nenhuma mãe precisa se sentir sozinha em suas dúvidas.
Segurança e confidencialidade no ambiente digital
Em um cenário de preocupação crescente com a privacidade de dados, a Caru foi construída sob protocolos rígidos de confidencialidade. O objetivo é oferecer um espaço seguro para que mães possam compartilhar inseguranças e vulnerabilidades que, muitas vezes, não aparecem nem nas conversas com a melhor amiga.
A iniciativa acompanha uma tendência global de “tecnologia para o bem-estar” (well-tech), em que a inteligência artificial deixa de ser apenas uma ferramenta de produtividade e passa a ser também uma forma de suporte emocional e social. Para suas criadoras, a Caru é a materialização de uma rede de apoio digital feita sob medida para a maternidade contemporânea — em que informação e acolhimento estão, literalmente, a uma mensagem ou áudio de distância.
Gostou? Qual seria a primeira pergunta que você faria para a Caru? Já acrescenta nos seus contatos agora. CLICA AQUI e fala “oi” para a Caru
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Já ouviu falar na regra 2-2-2? Dica simples pode salvar seu relacionamento
Com trabalho, filhos, compromissos e mil coisas na cabeça, se organizar para garantir um tempo de qualidade a dois é...
10 nomes de menina discretamente inspirados na Disney (e fáceis de usar no Brasil)
Como Moana e Elsa talvez fiquem muito evidentes, selecionamos opções menos óbvias, mas que têm relação com as personagens. Confira!
Co-parentalidade sem relacionamento amoroso ganha espaço: você toparia?
Aplicativos que conectam pessoas interessadas em ter filhos sem vínculo amoroso crescem e ampliam o debate sobre novos modelos de...
Sabia que o que você coloca na lancheira pode influenciar no desempenho escolar do seu filho?
Com escolhas simples e acessíveis, é possível reduzir o consumo de ultraprocessados, melhorar a concentração e favorecer o aprendizado ao...






