Artigos
3 em cada 4 pais já sabem o que o filho vai ser quando crescer
Se algumas crianças têm dúvidas quando lhe perguntam “o que você quer ser quando crescer?”, o mesmo não acontece com os pais quando questionados sobre como eles enxergam a carreira dos filhos. Foi o que revelou uma pesquisa recente, encomendada pela Osmo, uma marca americana de brinquedos educativos, feita com 2.000 pais norte-americanos. Curiosamente, 75% dos entrevistados – 3 em cada 4 pais – dizem já saber o que filho será quando crescer. E não serão carreiras tradicionais – para 59% dos participantes, os filhos não seguirão áreas como a administrativa, que cumpre horário padrão de escritório, das 9h às 17h.
Segundo o levantamento, 74% dos pais desejam que os filhos busquem fazer aquilo que gostam. É bom lembrar que a escolha da carreira deve ser uma decisão dos jovens – e não dos pais. Mas isso não os impede de criar uma expectativa, afinal, todo pai e toda mãe torcem para que seus pequenos, ao crescer, tenham uma carreira bem sucedida profissionalmente.
As carreiras que os pais sonham para os filhos
E quais são, então, essas carreiras dos sonhos que os pais vislumbram para os filhos? Uma carreira STEM – sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, matemática – é o que a maioria dos genitores (35%) espera que os pequenos sigam. Depois, vêm as carreiras na indústria de saúde e bem-estar (32%) e na indústria de alimentos (28%). Outros campos profissionais frequentes que os pais vêem para os filhos incluem construção (23%), meio ambiente (23%), arte e moda criativas (23%), agricultura (23%), esportes (21%) e educação (21%). Ainda, contabilidade (20%), mídia / publicação (19%), negócios / vendas (19%), governo e direito (19%) e turismo (14%), também são mencionados pelos pais.
LEIA TAMBÉM: ‘É preciso educar para o presente’, diz Bianca Solléro
E os pais fazem algo para ajudar os filhos a ter sucesso na profissão? Segundo o estudo, sim. Um total de 80% dos entrevistados dizem que estão tentando ativamente “preparar seus filhos para o futuro”. Ou seja, eles querem ter certeza de que as crianças terão as habilidades necessárias para o sucesso.
Além disso, a preocupação com o futuro dos filhos também tem outras motivações. Quando uma criança é bem-sucedida, isso geralmente significa que a mãe e o pai poderão colher algumas das recompensas. Não à toa, o estudo mostrou que 75% dos pais esperam que seus filhos “dêem certo” para que recebam cuidados durante seus “anos dourados”.
Para preparar os filhos para o futuro, a maioria dos pais (67%) está simplesmente incentivando seus filhos a perseguir interesses e carreiras pelas quais são apaixonados. Enquanto isso, 53% também estão tentando “espremer” o aprendizado extra por meio de livros e programas educacionais.
LEIA TAMBÉM: Resiliência e outras 4 habilidades que ajudam os filhos a prosperar no futuro
Os pais também podem aprender com as crianças
As gerações mais jovens têm uma vantagem considerável quando se trata de compreender a tecnologia mais recente. Portanto, não surpreende que 70% dos entrevistados pensem que seus filhos os superam quando se trata de tecnologia moderna. Outros 74% chegam a chamar seus filhos de “magos da tecnologia”.
A maioria dos pais (79%) acha que é vital que as crianças de hoje aprendam habilidades tecnológicas importantes, como codificação, desde cedo. Isso mesmo sem saber exatamente o significado desse termo. Quando perguntados o que era a “codificação” muitos não sabiam responder.
A grande maioria dos entrevistados (78%) quer que seus filhos aprendam a codificar agora, e 75% acham que a codificação será um requisito comum para empregos no futuro. Outros dois terços querem que seus filhos aprendam codificação, mas não têm ideia de como ensiná-los. Finalmente, 70% pensam que as aulas de codificação devem ser um grampo nas escolas daqui para frente.
[mc4wp_form id=”26137″]
Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Quer engravidar? Então, corra!
Não, a gente não quer te pressionar nem apressar uma decisão tão séria. Mas correr (ou praticar outras atividades físicas)...
Pais estão pagando os filhos para ler e se exercitar. Boa ideia ou tiro no pé?
Bastam rápidas interações em grupos de pais, seja nas redes sociais ou fora delas, para se deparar com uma tendência...
10 coisas que os pais precisam saber sobre puberdade precoce
Entenda o que é, quais os riscos e aprenda quais são os sinais que merecem atenção
Acidentes com lagartas em crianças: o “bichinho fofo” que pode ser um perigo
No calor, parques, praças, quintais e trilhas viram um convite irresistível para as crianças. É uma delícia – e até...






