Campanha de vacinação contra a gripe neste ano inclui professores

Além do público-alvo usual, a campanha de vacinação contra a gripe inclui 2,3 milhões de professores das redes pública e privada. #CanguruBH

Com informações do Ministério da Saúde.

Foto: PixabayComeça nesta segunda, 17, a 19ª Campanha de Vacinação Nacional Contra a Influenza. Desta vez, de acordo com o Ministério da Saúde, a campanha pretende vacinar mais de 54 milhões de pessoas em todo o país. A novidade neste ano é a inclusão de professores das redes pública e privada no público-alvo da campanha, que somam 2,3 milhões ao total de vacinados.

De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante o lançamento da campanha na última quinta-feira, 13, a Pasta, em parceria com o Ministério da Educação, visa atender às solicitações constante dos próprios professores. “São profissionais que têm contato com dezenas de alunos diariamente, ficando expostos à contaminação”. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação dos professores nas escolas acontece nos dias 2 e 3 de maio no âmbito do Programa Saúde na Escola.

Além dos professores, o público-alvo da campanha é composto por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Esses grupos de pessoas são escolhidos de acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde, e também é baseada em estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias.Pessoas com doenças crônicas, incluindo com deficiências específicas, também estão inseridas no público-alvo.

Mobilização

O movimento de mobilização da campanha acontece junto aos estados e municípios, que já estão recebendo as doses adquiridas pelo Ministério da Saúde. O Dia D está marcado para o dia 13 de maio e vai contar com 65 mil postos de vacinação e mais 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

O Ministério ainda recomenda que a população não deixe a prevenção para a última hora quando já houver registro de um número elevado de casos.

Vacinação em Belo Horizonte

Na capital mineira, a campanha começa no dia 18 de abril e vai até o dia 26 de maio e as vacinas estarão disponíveis nos Centros de Saúde da cidade. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, que promovem a vacinação, é de que 827.200 pessoas recebam a dose, mais de 100 mil a mais do que foi concluído no ano passado.

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também