Artigos
5 brincadeiras para fazer no escuro com as crianças
Na infância, é comum que crianças, em algum momento, passem a ter medo de escuro, e peçam sempre para acender as luzes em qualquer cômodo que estejam. Entretanto, ambientes escuros também podem render bons momentos de diversão para uma série de brincadeiras e jogos que usam a escuridão como base de sua dinâmica.
Renata Viana, diretora lúdica da Leve Brincar, uma empresa de recreação e entretenimento lúdico infantil, explica que as brincadeiras no escuro podem exercitar diversas competências nas crianças, como imaginação, inteligência e criatividade, além da autoconfiança. “Elas são um grande desafio para quem faz e um desafio para a criança, porque o escuro traz um certo temor. Em contrapartida, esse medo que ela tem do escuro, do desconhecido, pode trazer vários aprendizados e desenvolvê-la muito mais. Quando eu brinco com a criança no escuro, eu trabalho, por exemplo, a visão, visto que ela precisa se adaptar àquele novo ambiente de escuridão, em que está brincando. A noção espacial da criança também vai ser treinada. É desafiador.”
A profissional ressalta que, ao trabalhar com dinâmicas no escuro, é válido apresentar a sensação do ambiente aos poucos, para que a criança não fique assustada ou insegura. “É importante que o adulto, o mediador dessa brincadeira ou jogo, trabalhe com “doses homeopáticas”, inserindo isso aos poucos com a criança, para que ele não traumatize e gere um problema futuro.”
Para promover essa experiência aos pequenos, confira algumas ideias de brincadeiras para fazer com as crianças no escuro, sugeridas por Renata à Canguru News:
1 – Caça ao tesouro com lanterna
Se a caça ao tesouro já é uma grande aventura para as crianças durante o dia, à noite – ou em ambiente escuro – ela pode ser ainda mais emocionante. Prepare as lanternas e fixe algumas pistas, e depois é só iniciar a busca pelo tesouro escondido e aproveitar.
2 – Teatros de sombra
Teatros de sombras com as mãos, ou utilizando recortes de papel e tecido, também são opções válidas de brincadeiras no escuro para divertir as crianças. É possível juntar o teatro com uma contação de histórias, e criar toda uma narrativa a partir das sombras das mãos ou dos recortes utilizados – e não esqueça a lanterna, para que as sombras possam surgir e dar vida à narrativa.
Além do formato tradicional de brincadeira com sombras, Renata Viana sugere uma outra opção para brincar com as silhuetas criadas pela lanterna nos objetos em ambiente escuro: “Outra ideia é fazer a reprodução dos brinquedos da criança na parede. As crianças ficam sentadas na frente e o adulto atrás, com uma lanterna, e escolhe um brinquedo. Aí projeta a luz nele, para formar a silhueta do brinquedo na parede, e elas tentam adivinhar que brinquedo é esse.”
3 – Gato mia
Um formato diferente de esconde-esconde, essa brincadeira pode ser feita em qualquer espaço – contanto que possa ficar escuro – e deve ter ao menos dois jogadores: um pegador, o ‘gato’, e a pessoa que irá se esconder. “Você conta até dez, enquanto as crianças se escondem, e aí vai falando ‘gato mia’, e as crianças que estão escondidas respondem ‘miau’. Quem for o gato, precisa achar as crianças através do som”, explica Renata Viana. Os jogadores podem se alternar a cada rodada, trocando entre quem será o gato e quem vai se esconder.
4 – Caça às tintas com luz negra
Até mesmo opções mais ‘artísticas’ podem ser adaptadas para o escuro, e fazer a alegria das crianças. Esse modelo de caça ao tesouro é um deles: “Pode usar uma luz negra e esconder várias tintas neon, fazendo um caça ao tesouro das tintas neon. Depois pode fazer um slime para as crianças, que brilha no escuro com luz negra. Elas adoram, sem contar que as atividades na luz negra são sensacionais, porque tudo que é branco fica roxo, o que é amarelo fica muito neon. A luz negra é um aliado também nas brincadeiras no escuro, e dá pra comprar, não é caro. Você fixa no bocal da lâmpada e dá para brincar tranquilamente”, sugere Renata, da Leve Brincar.
5 – Barraca com a família
Se você busca ideias simples e fáceis de fazer brincadeiras para testar no escuro, uma boa alternativa é montar uma barraca ou cabana improvisada, e colocar toda a família para brincar. Dentro desse espaço, é possível criar um momento de contação de histórias, adicionando algumas luzes ou lanterna caso queira. Assim, dá para proporcionar um momento em família e exercitar a imaginação com as luzes apagadas.
LEIA TAMBÉM:
[mc4wp_form id=”26137″]
Isadora Noronha Pereira
Estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, apaixonada por se conectar com histórias além do seu próprio universo. Adora ler, escrever e ouvir música a todo momento.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Por que as festas de fim de ano são tão difíceis para crianças com seletividade alimentar (e como ajudar de verdade)
Pratos desconhecidos, aromas novos e comentários de familiares podem transformar a ceia em um enorme desafio emocional para crianças seletivas....
Menores fora das redes: a exclusão da Austrália é cuidado ou ilusão?
Primeiro país a adotar a medida, a Austrália reacende um debate global entre famílias, escolas e governos: como proteger crianças...
Seu filho não precisa sentar no colo do Papai Noel; 4 cuidados essenciais para crianças neurodivergentes
Com preparo, respeito ao ritmo da criança e uma boa dose de acolhimento, a magia do Natal pode ser especial...
A infância em looping: o que a denúncia contra o TikTok revela para nós, mães
Para o Instituto Alana, mecanismos como rolagem infinita, autoplay e recompensas digitais funcionam como gatilhos de vício, desrespeitando as normas...






