Artigos
12 brincadeiras para divertir bebês e crianças nas férias
Com a chegada das férias e as inúmeras horas disponíveis de diversão, haja criatividade (e energia!) para entreter a criançada, não é mesmo? Pensando nisso, separamos algumas sugestões de brincadeiras para crianças por faixa etária. Tem dicas para bebês e crianças – das pequenas às maiores– a maioria delas indicadas pela Carinos, uma startup que promove atividades para a primeira infância. Confira as dicas!
Para bebês (9 meses até 1 ano e 6 meses)
A cabaninha
Use alguns móveis da sua casa, como cadeiras, a cama ou o próprio sofá, e monte um espaço que você possa cobrir com tecido por cima e que caiba você e seu bebê embaixo. Entre na cabaninha com o bebê, leve alguns brinquedos e até lanterna se você tiver (no celular tem). Agora é só usar a imaginação e inventar brincadeiras nesse espaço diferente com seu bebê.
Vamos brincar de roda
Cantando e fazendo gestos de cantigas de roda, vamos envolver o bebê na atividade junto à família. Vamos convidar o bebê para participar dando as mãos. Vamos fazer os movimentos, gestos e expressões ao cantar e dançar em roda com a família, junto ao bebê. Se o bebê for menor, ele pode ficar no colo.
Vamos desenhar
Coloque carvão, giz de cera grosso ou canetinhas na caixa de papelão e convide a criança a explorar e a deixar suas marcas. Enquanto o bebê explora do jeito dele, fale sobre as marcas que ele fez e estimule a curiosidade para que ele deixe marcas também nos outros lados, inclusive dentro. Auxilie-o se necessário.
Para crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses até 3 anos e 11 meses)
Brincadeiras com a imaginação
Procure fotografias, imagens em revistas e livros de diferentes paisagens, como: praia, floresta, deserto, cidades, entre outras. Caso não tenha imagem em casa, use desenhos feitos por você. Deixe expostas as imagens em um local de fácil acesso à criança como em uma parede ou no chão e converse com a criança sobre elas. Depois que a criança observou as imagens, incentive-a a criar histórias sobre o que vê, por exemplo: “Olhe, a gente poderia brincar do que nesse lugar?”, “Que floresta linda, será que mora algum animal ali?”
Criando sons
Vamos cantar cantigas de roda e convidar a criança a acompanhar as músicas com objetos que façam barulho como garrafinhas com grãos, colheres, latas ou tampas de panela. Dessa forma, a criança é incentivada a trabalhar o ritmo e aprender e memorizar as letras das cantigas.
Ganhar e perder
Para brincar de “O Coelho Sai da Toca”, precisamos organizar os participantes e as tocas. Por exemplo: com quatro pessoas, vamos precisar de três círculos ou quadrados que podem ser desenhados no chão, para serem as “tocas do coelho”. Ao comando: “coelho sai da toca”, os participantes terão que trocar de “toca”. Porém, alguém ficará de fora. Enquanto brincamos, aspectos como coordenação motora, concentração e agilidade são exigidos e é também uma forma de fazer a criança compreender que em algum momento ela ficará sem uma toca, mas que na rodada seguinte ela terá a oportunidade de entrar em alguma.
Leia também: 4 sugestões de brincadeiras realizadas com materiais escolares
Para crianças pequenas (4 anos até 5 anos e 11 meses)
Expressando emoções
Vamos anotar em pedaços de papel expressões faciais, como: feliz, triste, animado, chateado, mostrando a língua, entre outras. Vamos ler cada papel com a criança e convidá-la a desenhar a expressão no papel. Sorteamos os papéis e cada um faz uma expressão para o outro adivinhar. Vamos perguntar para ela o que cada expressão representa. De forma divertida, essa brincadeira pode ajudar a criança a entender melhor os seus sentimentos e emoções.
Minha família
Separe fotos diversas da família, impressas ou virtuais. Ache um lugar confortável e mostre-as para a criança. Em seguida, convide-a a falar sobre as pessoas da foto e aproveite para contar histórias da família. Pergunte como a criança se sente ao olhar as fotos e ouvir as histórias. Essa atividade favorece a conexão entre pais e filhos ao fazer com que a criança saiba mais sobre sua família.
Minha opinião
Organize um ambiente aconchegante. Separe fotos da criança em passeios, em aniversários ou em brincadeiras na escola. Convide-a para ver suas fotos e ao fim pergunte se ela gostou, incentivando-a a dizer o que pensa. Faça perguntas como “o que você gostou na foto?” ou “O que você não gostou?”
Brincadeiras para crianças maiores (6 anos até 9 anos)
Jogo do contrário
O jogo precisa de três ou mais jogadores, sendo que um dos integrantes será escolhido para conduzir os colegas. O que o condutor disser terá de ser executado ao contrário pelo resto da turma. Por exemplo, se a pessoa disser para levantarem o braço direito, todos deverão levantar o braço esquerdo.
Enchendo a garrafa
Disponha garrafas de plástico vazias na frente de cada uma das crianças. Ao lado, coloque uma bacia com água suficiente para encher as garrafas. O desafio é a criança conseguir encher a garrafa usando somente um copinho de café de plástico para tirar a água da bacia e colocar na garrafa. Vence quem conseguir encher a garrafa primeiro!
Queimada com balão
Nada melhor do que uma desculpa para se molhar nesse calor do verão, não é mesmo? O jogo consiste em encher alguns balões com água e distribuir entre as crianças para que joguem queimada. A única diferença é que quem perder, se molha! Para tanto, organize a atividade em um espaço ao ar livre ou que não haja problema em molhar o chão e sugira às crianças que usem roupa de praia ou peças antigas.
Leia também: Marcas oferecem guias com brincadeiras para as crianças se divertirem em casa
[mc4wp_form id=”26137″]
Michele Custódio
Jornalista formada pela Unesp, tem experiência na redação de temas como Saúde, Ciência e Cultura. Atualmente, pesquisa sobre Educomunicação, Marketing e Acessibilidade.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Mesmo após aprovação da “Lei Felca”, poucos pais conhecem ferramentas para proteger as crianças na internet
Levantamento inédito, feito com 1800 pais, mostrou que apenas 36% já ouviram falar sobre as novas regras do ECA Digital....
Por que o possível aumento da mortalidade infantil no mundo também diz respeito ao Brasil
Depois de 25 anos de queda contínua, relatório global acende alerta de risco de retrocesso na saúde das crianças. Vacinação,...
Pisca-pisca de Natal encantam as crianças, mas exigem cuidados importantes para evitar acidentes
Choques, queimaduras e até incêndios podem acontecer quando as decorações não são instaladas corretamente. Especialista alerta para riscos e dá...
Você sabia que 90% dos acidentes com crianças e adolescentes poderiam ser evitados, com medidas simples?
Em entrevista exclusiva, pediatra aponta mudanças simples que fazem a diferença na prevenção e podem salvar vidas





