Artigos
Brasil terá 7 milhões de crianças obesas até 2030; veja dicas de alimentação saudável
A obesidade infantil já é considerada uma epidemia mundial. Segundo o Atlas da Obesidade 2022, publicado pela World Obesity Federation, a estimativa é de que 23% das crianças de 5 a 9 anos e 18% dos adolescentes de 10 a 19 anos serão afetados pela obesidade até 2030, totalizando 44 milhões de jovens acima do peso, em todas as Américas. No Brasil, a estimativa é que 7,7 milhões de crianças tenham obesidade até 2030.
Crianças com obesidade são mais propensas a adquirir problemas de saúde na infância, incluindo hipertensão e distúrbios metabólicos. Sem falar que, muitas vezes, a criança segue obesa até a idade adulta, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.
“A obesidade infantil também tem consequências para a saúde mental, afetando a autoestima e aumentando a probabilidade de a criança sofrer bullying”, alerta a endocrinologista Lorena Lima Amato.
A especialista explica que, além dos fatores genéticos, responsáveis por 70% das causas da obesidade, há influência também do estilo de vida da criança. O excesso de tempo dedicado a jogos, redes sociais e videogames; o consumo de alimentos com baixo teor nutricional e a falta de exercícios físicos contribuem para que as crianças com obesidade atinjam patamares preocupantes.
Para Lorena, é fundamental que as crianças se movimentem mais. “Não é proibir, mas colocar limite de tempo para ficar na frente da televisão e celulares. Arrumar atividades que gastem energia, como andar de skate, brincar de pega-pega, o que fazíamos na nossa época de infância”, lembra a especialista.
Ela ressalta que salgadinhos e excesso de doces são prejudiciais à saúde. “É preciso oferecer frutas, folhas verdes, legumes. É uma troca, nem sempre muito bem-vista pela criança, mas que aos poucos faz toda a diferença na qualidade de vida dela.”
Ainda, é muito importante que a família dê o exemplo e se comprometa a seguir a mesma alimentação ofertada aos filhos, já que crianças costumam copiar as atitudes dos pais”, explica a médica.
Dicas para melhorar a alimentação das crianças
- A criança precisa de rotina, inclusive na hora de comer. Horários estabelecidos para as refeições ajudam a diminuir a chance de comer salgadinho e outras guloseimas antes das refeições, que tiram a fome e pouco contribuem para a saúde nutricional dos pequenos.
- A ingestão de grande quantidade de água é importante para a hidratação diária, porém, ela pode inibir a vontade de comer. O ideal é que as crianças não bebam água, pelo menos, 30 minutos antes das refeições, orienta a endocrinologista.
- Outra estratégia importante para uma boa alimentação é não consumir doces e salgadinhos direto do pacote. Coloque-os em um pote, em quantidade determinada, para que não haja exagero.
- Comer um brigadeiro, chocolate ou qualquer outro alimento de desejo, de vez em quando, não é o problema, desde que isso não se torne um hábito comum.
- Deixar frutas à disposição e ao alcance da criança é uma ótima maneira para incentivar a alimentação saudável.
LEIA TAMBÉM:
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
8 cuidados com o uso de maquiagem nas crianças no Carnaval
As cores e o brilho fazem parte das fantasias e brincadeiras. No entanto, é importante lembrar que a pele das...
Caru: a primeira inteligência artificial criada para apoiar mães na vida real
Imagine ter uma rede de apoio disponível 24 horas por dia, direto no WhatsApp, pronta para responder às dúvidas do...
Já ouviu falar na regra 2-2-2? Dica simples pode salvar seu relacionamento
Com trabalho, filhos, compromissos e mil coisas na cabeça, se organizar para garantir um tempo de qualidade a dois é...
10 nomes de menina discretamente inspirados na Disney (e fáceis de usar no Brasil)
Como Moana e Elsa talvez fiquem muito evidentes, selecionamos opções menos óbvias, mas que têm relação com as personagens. Confira!






