Artigos
Brasil tem resultado preocupante em avaliação internacional de leitura
Em um ranking de 43 países, o Brasil ficou em 39° lugar, à frente apenas da Jordânia (381), Egito (378) e África do Sul (288) em avaliação que mede habilidades de leitura em alunos do 4° ano do Ensino Fundamental (EF).
Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (16) e fazem parte de uma avaliação global de leitura, conhecida pela sigla Pirls (Progress in International Reading Literacy Study) ou Estudo Internacional de Progresso em Leitura.
Foi a primeira vez que o Brasil participou desse teste com uma amostra representativa de 4.941 estudantes com 10 anos de idade, de 187 escolas públicas e privadas de todas as regiões do país. O país obteve média de 419 pontos, ficando à frente apenas de Jordânia (381), Egito (378) e África do Sul (288).
Tabela publicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que mostra a distribuição dos alunois do Brasil na escala de desempenho do Pirls 2021, destaca que 38,4% dos estudantes não chegaram ao nível básico da escala (obtiveram menos de 400 pontos), e somente 11% alcançaram o nível alto (pelo menos 550 pontos) e 2,1% o nível avançado.
“É um resultado bastante preocupante, que coloca o Brasil muito atrás das nações desenvolvidas e mostra que os anos do Ensino Fundamental ‘não estão resolvidos’ e também precisam de atenção”, afirma a equipe do Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), em documento de análise dos resultados do exame.
De acordo com o instituto, em avaliações nacionais como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) os anos iniciais do Ensino Fundamental são a etapa em que o País vai melhor e que mais apresentou avanços desde a criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2007.
Esses avanços, ressalta o Iede, são fruto de boas políticas públicas na área, implementadas pelas redes de ensino, como mais monitoramento e programas de alfabetização. “Contudo, o Pirls vem demonstrar que mesmo os anos iniciais precisam de atenção no Brasil.”
LEIA TAMBÉM:
Os 10 países que obtiveram as pontuações mais altas foram:
Singapura (587)
Hong Kong (573)
Rússia (567)
Inglaterra (558)
Finlândia (549)
Polônia (549)
Taiwan (544)
Suécia (544)
Austrália (540)
Bulgária (540)
A seguir, saiba mais sobre o Pirls:
O que o teste avalia
O exame observa o letramento em leitura, ou seja, a habilidade de entender e utilizar as formas da linguagem escrita exigidas pela sociedade e/ou valorizadas pelo indivíduo. Na avaliação, os alunos foram solicitados a:
a) localizar e recuperar informações explícitas;
b) fazer inferências diretas;
c) interpretar e articular ideias e informações;
d) avaliar e analisar criticamente o conteúdo e os elementos textuais.
Quantos países foram avaliados?
Participaram da avaliação 57 países e 8 nações tidas como “bechmarking”, totalizando cerca de 400 mil alunos. Porém, os dados desta quinta edição foram coletados durante a pandemia de Covid-19, em 2020 e 2021, e, desses 57, apenas 43 conseguiram avaliar os alunos ao final do ano letivo alvo (em alguns casos, realizando a avaliação um ano depois do originalmente programado).
Qual a importância desses dados?
É a primeira vez que os estudantes brasileiros de 10 anos passam por uma avaliação internacional de leitura. E os resultados mostram que o país tem grandes desafios nesta etapa.
Desde quando o estudo é realizado?
Aplicado desde 2001, o Pirls acontece a cada cinco anos, chegando em 2021 à sua quinta edição.
[mc4wp_form id=”26137″]
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
8 cuidados com o uso de maquiagem nas crianças no Carnaval
As cores e o brilho fazem parte das fantasias e brincadeiras. No entanto, é importante lembrar que a pele das...
Caru: a primeira inteligência artificial criada para apoiar mães na vida real
Imagine ter uma rede de apoio disponível 24 horas por dia, direto no WhatsApp, pronta para responder às dúvidas do...
Já ouviu falar na regra 2-2-2? Dica simples pode salvar seu relacionamento
Com trabalho, filhos, compromissos e mil coisas na cabeça, se organizar para garantir um tempo de qualidade a dois é...
10 nomes de menina discretamente inspirados na Disney (e fáceis de usar no Brasil)
Como Moana e Elsa talvez fiquem muito evidentes, selecionamos opções menos óbvias, mas que têm relação com as personagens. Confira!






