A Semana de Conscientização do Autismo, que acontece de 2 a 6 de abril, será marcada por diversas atividades promovidas pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com entidades direcionadas ao atendimento das pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Este ano, o tema será “Autismo: quem faz o que em BH” e a programação é aberta ao público.
A Lei e o Decreto Municipal do Autismo serão debatidos no dia 2, durante o Fórum Intersetorial, que será realizado na sede da Prefeitura de Belo Horizonte. Além disso, a programação inclui audiências públicas e simpósios temáticos, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e atividades no Centro de Referência da Juventude.
“A diversidade de ações contribui para que a sociedade possa se sensibilizar sobre os direitos das pessoas com TEA e compreender melhor suas características e potencialidades nos mais diversos setores, como educação, cultura, esporte e lazer”, aponta Luiz Vilani, Diretor de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.
O Dia Mundial
Em 2008, o dia 2 de abril foi instituído pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação e a interação social. No Brasil, estima-se uma população de cerca de 2 milhões de pessoas diagnosticadas com autismo.
Confira a seguir a programação completa:
Fórum intersetorial
2/4 – 14h às 17h – Sede da Prefeitura de Belo Horizonte – avenida Afonso Pena, 1.212, Centro. Clique aqui para se inscrever.
Audiências públicas temáticas
3/4 – 16h às 18h
4/4 – 14h às 18h
Assembleia Legislativa de Minas Gerais, rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho
Simpósio temático – oficinas técnicas e mostras culturais
5/4 – 8h às 18h
6/4 – 9h às 18h
Assembleia Legislativa de Minas Gerais, rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho
Programação do dia 06/04 no Centro de Referência da Juventude (CRJ) – Rua Guaicurus, 50, Centro (Praça da Estação)
Lançamento do livro “O fantástico mundo de Júlia e Sofia: da superação à inclusão”, de Rodrigo Pazzinatto
11h – Biblioteca Infantil
Aulão de capoeira
14h às 15h – Arena
Profissionais: Mestre Agostinho, do Grupo GingaBH, e Jorge Luíz Freitas, instrutor na Escola Dia Dia – Educação Especializada
Roda musical
14h às 15h – Sala do segundo andar
Profissionais: Meiry Geraldo: musicista e musicoterapeuta com especialização em Psicodrama Aplicado. Atua no atendimento clínico a crianças no espectro autista. Fundadora da Galeria AUT, espaço virtual de compartilhamento da arte das pessoas com autismo, e de informação. Ministra workshops na área da educação/saúde. Mãe de uma criança com autismo.
Simone Presotti Tibúrcio: musicista, psicóloga e especialista em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem e Musicoterapia Neurológica. Atua no campo da psicologia clínica com crianças, adolescentes e em orientação familiar.
Oficina de práticas corporais
15h às 16h – Arena
Profissionais: Ana Paula Machado: licenciada e bacharel em Educação Física e especialista em Educação Especial, Inclusão escolar e Psicopedagogia para pessoas com TEA.
Josimara Rodrigues: licenciada em Educação Física e pós-graduanda em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para pessoas com deficiência.
Rafael Boldrini: licenciado e bacharel em Educação Física e especialista em Natação para pessoas com deficiência, Inclusão e Acessibilidade Curricular
Apresentação: em toda parte, expressão!
16h45 às 17h – Arena
Mais informações para a imprensa pelo telefone 3277-4925 (Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania).