Artigos
Anvisa libera Coronavac para crianças de 3 a 5 anos: veja principais dúvidas sobre o assunto
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta quarta-feira (13) a aplicação emergencial da vacina Coronavac em crianças de 3 a 5 anos de idade. O imunizante contra Covid-19 é produzido pelo Instituto Butantan e será aplicado em duas doses com um intervalo de 28 dias. A aprovação do imunizante não vale para crianças imunocomprometidas.
“Vacinar crianças de 3 a 5 anos contra a covid-19 pode ajudar a evitar que elas fiquem gravemente doentes se contraírem o novo coronavírus”, explicou a diretora Meiruze Souza Freitas, da Anvisa, relatora do pedido de autorização da vacina. A faixa etária entre 5 e 11 anos começou a ser vacinada em janeiro. Nesse caso, são aplicados os imunizantes da Pfizer (versão pediátrica) e a Coronavac.
A seguir, esclareça as principais dúvidas sobre a vacinação de crianças entre 3 e 5 anos.
Perguntas e respostas sobre a vacinação em crianças entre 3 e 5 anos.
Qual foi a vacina autorizada pela Anvisa para as crianças entre 3 e 5 anos?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou por unanimidade a vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, para essa faixa etária.
A Coronavac tem alguma formulação diferente para essa faixa etária ?
Não. Ela segue a mesma formulação da utilizada em crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos e adultos acima de 18 anos.
Quantas doses serão aplicadas nas crianças de 3 a 5 anos?
Serão aplicadas duas doses com um intervalo de 28 dias, da mesma forma como já ocorre em outras faixas etárias.
Qual a segurança dessa vacina para essa faixa etária?
A vacina é considerada segura para as crianças. A autorização do imunizante se baseou em estudos nacionais e internacionais sobre a eficácia da vacina no público infantil. As pesquisas foram realizadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto Butantan, além de entidades internacionais. Também foram levados em conta pareceres de sociedades médicas e das áreas de farmacovigilância e de avaliação de produtos biológicos da Anvisa. A diretora Meiruze Souza Freitas, da Anvisa, relatora do pedido de uso da Coronavac, disse que a vacina está aprovada em 56 países pela Organização Mundial da Saúde (OMS), teve cerca de um bilhão de doses aplicadas e tem contribuído para reduzir mortes e hospitalizações.
A Coronavac pode provocar reações adversas?
De acordo com a área técnica da Anvisa, a Coronavac apresenta baixo volume de reações adversas em crianças. As reações, quando ocorrem, são quase sempre leves e se caracterizam por vermelhidão no braço, dor no local onde a vacina foi aplicada e cansaço. São sintomas semelhantes aos vistos em adultos e nas crianças de outras faixas etárias que já estão autorizadas a tomar o imunizante.
Quando a Coronavac começa a ser aplicada em crianças de 3 a 5 anos?
Cabe ao Ministério da Saúde definir quando a vacina será incluída no Programa Nacional Imunização (PNI), porém, o órgão ainda não informou uma data. Em entrevista ao jornal Estadão, o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que informações obtidas pelo governo indicam que o Instituto Butantan não descarta a possibilidade de importar as doses da Coronavac da China pela celeridade da vacinação do novo público.
Que outras vacinas contra a covid-19 já são aplicadas em crianças no Brasil?
A própria Coronavac já está sendo aplicada desde janeiro em crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos. A Pfizer também foi liberada pela Anvisa, também no começo deste ano, para crianças acima de 5 anos.
LEIA TAMBÉM:
[mc4wp_form id=”26137″]
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
8 cuidados com o uso de maquiagem nas crianças no Carnaval
As cores e o brilho fazem parte das fantasias e brincadeiras. No entanto, é importante lembrar que a pele das...
Caru: a primeira inteligência artificial criada para apoiar mães na vida real
Imagine ter uma rede de apoio disponível 24 horas por dia, direto no WhatsApp, pronta para responder às dúvidas do...
Já ouviu falar na regra 2-2-2? Dica simples pode salvar seu relacionamento
Com trabalho, filhos, compromissos e mil coisas na cabeça, se organizar para garantir um tempo de qualidade a dois é...
10 nomes de menina discretamente inspirados na Disney (e fáceis de usar no Brasil)
Como Moana e Elsa talvez fiquem muito evidentes, selecionamos opções menos óbvias, mas que têm relação com as personagens. Confira!






