Artigos
Amamentar deitada é seguro? O que toda mãe precisa saber antes de tentar

A madrugada avança, a exaustão bate, a privação do sono parece não ter fim. Algumas mães, ainda sentem dores por conta da cesárea. Mas o bebê não sabe de nada disso e segue apenas suas necessidades biológicas, acordando para mamar, em intervalos frequentes. Amamentar deitada parece uma boa solução para todos. Mas será que é seguro?
Para a alegria das mães cansadas e dos bebês famintos, em plena fase de crescimento, a resposta é sim! De acordo com a fisioterapeuta Alessandra Paula, especialista em aleitamento e fundadora da Clínica Cria (SP), a posição é confortável e pode ser uma grande aliada no pós-parto. No entanto, exige alguns cuidados.
“Desde os primeiros dias de vida, o bebê pode mamar deitado, desde que seu corpo esteja bem alinhado e a mãe se sinta segura. Essa posição é especialmente útil para quem passou por cesárea, tem dores ou está exausta”, explica.
Quando amamentar deitada é uma boa escolha?
- No pós-parto de cesárea ou episiotomia
- Quando a mãe está com muita fadiga
- Durante as mamadas noturnas
- Em famílias que praticam sono compartilhado com orientação
Além de aliviar o cansaço, amamentar deitada ajuda no relaxamento e facilita que mãe e bebê voltem a dormir logo após a mamada, alinhando-se tanto ao sono seguro quanto à amamentação responsiva.
Existem riscos?
A posição em si não é perigosa. O problema surge quando o bebê não está alinhado da forma correta. Entre os riscos estão a pega incorreta, que causa dor e fissuras; o engasgo, por dificuldade de coordenar sucção e respiração; a dificuldade de drenagem da mama, que aumenta o risco de mastite, e o sufocamento, se a mãe adormecer profundamente sem perceber a posição do bebê.
“Não é a posição que causa engasgo, mas sim a execução inadequada. O bebê deve ficar de lado, barriga com barriga com a mãe, cabeça alinhada e nariz livre”, explica a especialista
Como amamentar deitada com segurança
Nos primeiros dias, a adaptação pode ser desafiadora. “Para mães de primeira viagem, é normal precisar de ajuda para encontrar conforto na posição deitada. O ideal é alinhar o bebê com calma e contar com orientação profissional quando possível”, lembra Alessandra, que dá dicas importantes.
- Retire travesseiros, mantas soltas e objetos macios ao redor do bebê
- Posicione o bebê de lado, alinhado ao corpo da mãe
- Use o braço inferior para dar leve suporte às costas ou quadril do bebê
- Garanta que o nariz está desobstruído e o queixo encosta no seio
- Se a mãe estiver muito sonolenta ou sob sedativos, prefira amamentar sentada ou com apoio
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
A infância em looping: o que a denúncia contra o TikTok revela para nós, mães
Para o Instituto Alana, mecanismos como rolagem infinita, autoplay e recompensas digitais funcionam como gatilhos de vício, desrespeitando as normas...
Whey e creatina na infância: moda perigosa ou cuidado possível?
Outro dia, ouvi uma mãe comentar na arquibancada: “Meu filho faz esporte todo dia… será que já pode tomar whey?”....
Você pode estar errando no Natal (e não tem nada a ver com presentes)
Férias começando, casa cheia, luzes piscando Eu mesmo me peguei pensando: o que ficou no Natal da minha infância? Não...
A “Lei Felça” foi aprovada. Mas você sabe proteger seu filho online?
Levantamento inédito, feito com 1800 pais, mostrou que apenas 36% já ouviram falar sobre as novas regras do ECA Digital....






