Por Rafaela Matias
Se tem uma coisa que pais e mães querem quando os filhos estão se sentindo mal é agilidade no atendimento. Por isso, as longas filas de espera que costumam encher os pronto-socorros podem não ser muito atraentes. A boa notícia é que Belo Horizonte acaba de ganhar um espaço alternativo, onde é possível ter atendimento mais rápido em casos de emergência de baixo risco, como fraturas, gripes e resfriados.
Primeira clínica de urgent care (cuidado imediato, em livre tradução) do Brasil, a Doutor Agora foi inaugurada em agosto na capital mineira e propõe um tempo de espera de, no máximo, 30 minutos. A clínica oferece consultas em ortopedia, pediatria e clínica geral, além de uma estrutura para realizar exames e outros procedimentos. A consulta, que não precisa ser agendada, custa R$ 165,00 e inclui qualquer procedimento que o médico julgue necessário.
Embora seja novidade no Brasil, o modelo já é tradicional em alguns países. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem cerca de 9 mil clínicas de urgent care. Em Belo Horizonte, a unidade fica na Rua Timbiras, no número 1228, ao lado da Igreja da Boa Viagem. O telefone para contato é 3243-0008.
Outra alternativa para os pais que precisam de urgência mas não querem desembolsar um valor extra são as opções de agendamento online disponíveis nos sites dos planos de saúde, que encaixam os solicitantes em casos de desistência.