Artigos
7 alimentos que ajudam as crianças a ter uma melhor digestão
Gases, dificuldade para evacuar e desconfortos abdominais são alguns dos incômodos comuns apresentados por crianças que sofrem com o intestino preso. Na maior parte dos casos, o problema é fruto de hábitos alimentares inadequados. “A constipação na criança é resultado de vários fatores. O principal deles é a alimentação desequilibrada. Às vezes, a criança tem uma alimentação muito pobre em frutas e vegetais e, com isso, ingere menos fibras”, explica a nutricionista Denise Alves Brasileiro, de Belo Horizonte.
As fibras são fonte de energia da flora intestinal, ou seja, ajudam no aumento do número de bactérias boas responsáveis pela digestão. “Quando a criança não recebe um aporte adequado de fibras, esse intestino vai funcionar mais lento. Essa lentidão pode prejudicar a digestão dos alimentos”, afirma a especialista.
Quando se preocupar com a prisão de ventre?
A constipação é preocupante quando os pequenos apresentam fezes muito ressecadas, têm dificuldade para eliminá-las, ficam mais de três dias sem ir ao banheiro ou sofrem com sangramento ou dor.
Contudo, a prisão de ventre é algo comum entre bebês durante a introdução alimentar: “Toda vez que um bebê recebe novos alimentos pode desenvolver um quadro de constipação intestinal transitório, independente do tipo de alimentação oferecida. Quando acontecem esses casos, oferecemos um pouco mais de água e damos preferência aos alimentos com um pouco mais de fibra que ajudam no funcionamento intestinal”, esclarece Denise. Entre as opções, estão a ameixa preta, o abacate, a moranga e folhas verdes.
LEIA TAMBÉM: 30 dicas para seu filho comer melhor
Alimentos que favorecem a digestão
Alguns alimentos podem ajudar a lidar melhor com a prisão de ventre dos pequenos. No entanto, os responsáveis também precisam estar atentos à ingestão de líquidos e incentivarem a prática de atividades físicas regulares. Esta última acelera o metabolismo e estimula a produção de hormônios relacionados aos movimentos intestinais.
Para facilitar esse processo, a nutricionista listou alguns alimentos benéficos à digestão infantil:
1. ABACAXI: “É rico em uma enzima chamada bromelina, que facilita muito a digestão, principalmente das proteínas”, explica Denise. Além disso, a fruta auxilia na hidratação do organismo e fornece vitaminas A e C.
2. MAMÃO: fácil de encontrar em qualquer supermercado, o mamão contém papaína, enzima que auxilia no processamento de proteínas. É uma boa opção para cafés da manhã ou lanches.
3. BANANA: diferentemente do que muitas pessoas imaginam, a fruta não causa prisão de ventre. “A banana é rica em frutano, um amido resistente que ajuda no controle do índice glicêmico e facilita a digestão”, afirma a nutricionista. O frutano estimula a produção de fezes e a absorção de minerais.
4. MELANCIA: facilita a digestão porque possui muitas fibras e água, melhorando o trânsito intestinal. No calor, é uma opção de sobremesa refrescante quando servida gelada.
5. IOGURTE:as opções naturais são probióticas, que contêm organismos vivos benéficos ao corpo humano. “Sabemos que os probióticos ajudam a equilibrar a flora intestinal que, uma vez equilibrada, melhora a digestão por vários motivos, principalmente pela metabolização de carboidratos”, destaca a nutricionista.
6. GENGIBRE:atua principalmente na secreção de bile, fluido produzido pelo fígado essencial para emulsionar gorduras e facilitar seu processamento. O gengibre serve como tempero de peixes e aves.
7. CHÁS:crianças maiores podem se beneficiar das vantagens dessas bebidas. Opções como hortelã, erva-cidreira e camomila têm propriedades digestivas. Mas é preciso cuidado, pois os chás devem ser oferecidos somente nos intervalos entre as refeições.
Além disso, para evitar a prisão de ventre, o ideal é que a criança não faça a ingestão de alimentos compostos por condimentos, como ketchup, mostarda e outros temperos industrializados. Opções gordurosas, como batata frita ou salgadinhos preparados em imersão de óleo, também podem provocar incômodos digestivos.
Lembre-se sempre de procurar um pediatra, gastroenterologista ou nutricionista para avaliar demais causas do intestino preso antes de qualquer mudança nos cardápios dos pequenos.
LEIA TAMBÉM: Por que devemos consumir orgânicos
[mc4wp_form id=”26137″]
Érica Travain
Jornalista graduada pela UNESP e pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM. Há seis anos escreve sobre saúde, comportamento e história. É extremamente curiosa, apaixonada por gastronomia e adora ler sobre desenvolvimento humano.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
As 3 situações de emergência mais comuns com crianças — e o que toda mãe precisa saber agora
Acidentes acontecem rápido e muitas vezes no meio da rotina. Saber o que fazer (e o que não fazer) pode...
Se você tem medo do primeiro encontro entre seus filhos, veja o que aconteceu com Theo e Cecília e viralizou nas redes sociais
O primeiro encontro entre irmãos é sempre uma caixinha de surpresas. No vídeo que emocionou a internet, o pequeno Theo...
Brainrot: “Sinais de que o cérebro do meu filho estava pedindo socorro (e eu nem tinha notado)”
Sabe quando você olha para o seu filho e percebe que ele está ali… mas não está? Pois é. Foi...
Fim do ano sem surtar? O que ninguém fala sobre ser mãe em dezembro
Chegou aquela época do ano em que percebemos que estamos sorrindo por fora e acabadas por dentro... Será que dá...






