Ajuda high-tech

91
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

AppsCalular

Conheça alguns aplicativos que auxiliam pais e mães no cuidado de seus filhotes.

Por Daniele Franco

Desde o momento em que o exame marca positivo, a mente de quem está prestes a ter um bebê vira um turbilhão de ideias, sentimentos, emoções e, claro, preocupações. Apesar de a tarefa de criar um filho ser, hoje em dia, tão árdua quanto no tempo dos nossos avós, papais e mamães modernos ganharam reforços em forma de ícones na tela do smartphone. Basta um clique nos aplicativos para interagir com softwares que marcam as semanas da gestação ou ninam os pequenos na hora de dormir. Enquanto esperava o momento de dar à luz Gabriel, a jornalista Thalita de Freitas Marinho, de 26 anos, usou o aplicativo Minha Gravidez Hoje, que faz um acompanhamento diário e semanal da gravidez. “Agora, eu uso o Mãe Coruja, que me ajuda a controlar a rotina do bebê, como os horários de amamentação e a troca das fraldas”, conta.

O aplicativo para gestantes Canguru (que, apesar do nome, não é iniciativa desta publicação), por exemplo, nasceu da vontade de unir medicina e tecnologia. De acordo com o médico Gustavo Landsberg, um de seus idealizadores, mais de 36 000 mulheres em quase 900 cidades do país já usaram o aplicativo. “As gestantes têm uma necessidade especial por informação qualificada e contato com profissionais de saúde, para que possam tomar as melhores decisões para si e seu bebê”, afirma. Mesmo com toda a comodidade oferecida pelos aplicativos, o próprio Landsberg alerta para a importância da moderação e do uso consciente dessas fontes de informação. “O potencial da tecnologia para ajudar pessoas é enorme. É importante, porém, filtrar e conhecer bem as fontes, pois, como um remédio, se usado na dose errada, pode apresentar efeitos colaterais.” Afinal, a tecnologia deve ser usada como um apoio e nunca para afastar pais e mães de seus pequenos. 

AppCanguru

Canguru

Uma grande base de dados pode ser encontrada a respeito de diversos aspectos da gravidez, como exames, consultas e vacinas, além de informações sobre os sintomas mais comuns durante o período, como lidar com eles e quando eles são preocupantes. A futura mamãe pode se conectar a outras gestantes e a profissionais de saúde, trocando experiências e tirando dúvidas, e compartilhar informações com o seu médico.

 

App Minha Gravidez Hoje

Minha Gravidez hoje

O aplicativo, desenvolvido pela Baby Center, tem como principal público as gestantes, pois ele permite que seja feito um diário até o nascimento. Além de acessar dados técnicos como dias e semanas de gravidez, a usuária pode se comunicar com outras mulheres na mesma condição.

 

App Mae Coruja

Mãe Coruja

O aplicativo, disponível para iOS, traz diversas informações sobre o bebê. A partir da inserção de dados como a troca de fraldas, horários das mamadas e sono, por exemplo, é possível acompanhar o desenvolvimento e a rotina da criança.

 

App Vacinacao

Vacinação em dia

Este é o aplicativo que o Ministério da Saúde disponibiliza para que os pais controlem a vacinação dos filhos. Nele, estão disponíveis os calendários de todas as vacinas ofertadas pelo SUS. Podem ser cadastradas até dez carteiras de vacinação. Infelizmente, o app só está disponível para o sistema Android, mas o Vacina em Dia funciona de forma semelhante em aparelhos com iOS.

 

App Hora do Remedio

Hora do remédio

Parecido com o despertador comum, o Hora do Remédio, disponível para Android, emite um alarme para lembrar o horário exato de cada remédio do bebê, que é inserido pelos pais. Além disso, ele ainda avisa quantos dias faltam para o término do tratamento e quando a caixa do remédio está no fim. Para quem tem iPhone, uma boa alternativa é o similar Hora do Medicamento.

 

App Cancoes de Ninar

Canções de Ninar

Este aplicativo foi pensado para ajudar os pais na hora do soninho das crianças. Com cinco opções de canções para fazer o bebê dormir, ele ainda tem um temporizador para os adultos definirem a hora de parar a musiquinha. Está disponível apenas para Android, mas usuários de iOS podem baixar o Canção de Ninar para Bebês, que funciona da mesma maneira.

 

App Baby Monitor

Baby Monitor

Apesar de não transmitir áudio nem vídeo, esse aplicativo monitora a criança como uma babá eletrônica e verifica quando ela está chorando. Ele, que está disponível apenas para Android, constata que tem muito barulho no quarto, tira uma foto e envia uma mensagem para o número de celular cadastrado. Para os usuários do sistema iOS, uma boa alternativa é o Baby Monitor 3G.

 

App Boa Noitinha

Boa noitinha

Conta histórias para fazer crianças de 1 a 4 anos dormir. O aplicativo leva os pequenos a “apagar” as luzes de cada lugar da fazenda, desde o galinheiro, passando por todos os animaizinhos, até chegar à criança, que também é convidada a pegar no sono.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui