Meu bebê pode enxergar? Ele enxerga as cores? Como ele enxerga? Pode reconhecer meu rosto? Essas são perguntas frequentes das mamães e papais de primeira viagem sobre a visão do bebê. Neste texto iremos esclarecer todas essas dúvidas.
Dentro da barriga da mãe o ambiente é escuro, e após o nascimento o bebê necessita de uma adaptação à claridade e às tonalidades do seu novo ambiente. Da mesma forma que irá aprender a engatinhar, andar e falar, o bebê treinará sua visão, que se desenvolverá ao longo do tempo.
O bebê recém-nascido já enxerga, porém consegue ver apenas objetos até 30 cm de distância, pouco focalizados e praticamente em preto e branco. Nessa fase, eles têm grande preferência pela face humana, principalmente a da mãe.
A partir dos dois meses de idade, os bebês começam a focalizar melhor, sua gama de cores aumenta e passam a enxergar objetos localizados a até 50 cm de distância. Além disso, a coordenação do movimento ocular melhora significativamente, o que permite que eles consigam seguir um objeto com o olhar. É nessa idade que o bebê começa a enxergar com um pouco mais de profundidade.
Aos três meses de idade, os bebês já têm uma visão tridimensional e se tornam capazes de seguir objetos e pessoas com o olhar. Aos 4 meses conseguem enxergar todas as cores e podem prever o movimento de um objeto. Isso significa que, ao jogar uma bola na sua frente, o bebê pode imaginar para onde ela vai e seguir o trajeto com os olhos. Nessa idade ele já pode reconhecer pessoas.
Aos 6 meses de idade, a visão do bebê é muito similar à de um adulto. Veja abaixo simulação da visão do bebê nos com o passar dos meses.
LEIA TAMBÉM:
Meu palpite seria uma análise da iris da formação dela pra saber o quão incompleta e imatura, que gera uma previsibilidade de como seria a cada mês.
Uma dúvida: como se sabe que é assim a visão dos bebês? Quer dizer, que tipo de teste fizeram para chegar a essa conclusão? Queria achar o material científico que relata isso.