Artigos
O bebê consegue enxergar ao nascer?
Meu bebê pode enxergar? Ele enxerga as cores? Como ele enxerga? Pode reconhecer meu rosto? Essas são perguntas frequentes das mamães e papais de primeira viagem sobre a visão do bebê. Neste texto iremos esclarecer todas essas dúvidas.
Dentro da barriga da mãe o ambiente é escuro, e após o nascimento o bebê necessita de uma adaptação à claridade e às tonalidades do seu novo ambiente. Da mesma forma que irá aprender a engatinhar, andar e falar, o bebê treinará sua visão, que se desenvolverá ao longo do tempo.
O bebê recém-nascido já enxerga, porém consegue ver apenas objetos até 30 cm de distância, pouco focalizados e praticamente em preto e branco. Nessa fase, eles têm grande preferência pela face humana, principalmente a da mãe.
A partir dos dois meses de idade, os bebês começam a focalizar melhor, sua gama de cores aumenta e passam a enxergar objetos localizados a até 50 cm de distância. Além disso, a coordenação do movimento ocular melhora significativamente, o que permite que eles consigam seguir um objeto com o olhar. É nessa idade que o bebê começa a enxergar com um pouco mais de profundidade.
Aos três meses de idade, os bebês já têm uma visão tridimensional e se tornam capazes de seguir objetos e pessoas com o olhar. Aos 4 meses conseguem enxergar todas as cores e podem prever o movimento de um objeto. Isso significa que, ao jogar uma bola na sua frente, o bebê pode imaginar para onde ela vai e seguir o trajeto com os olhos. Nessa idade ele já pode reconhecer pessoas.
Aos 6 meses de idade, a visão do bebê é muito similar à de um adulto. Veja abaixo simulação da visão do bebê nos com o passar dos meses.
LEIA TAMBÉM:
[mc4wp_form id=”26137″]
Marcela Ferreira Noronha
Pediatra, educadora parental e nefrologista infantil. Mãe do Lucas e da Isabela. Formada em medicina pela Universidade São Francisco (SP) em 2006, com residência em pediatria pelo Hospital Menino Jesus de São Paulo, e especialização em nefrologia infantil pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Educadora Parental certificada pela Positive Discipline Association. Fez pediatria por vocação e tem como missão de vida tornar crianças e adultos felizes, respeitosos, com inteligência emocional, senso comunitário, física e emocionalmente saudáveis.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
As 3 situações de emergência mais comuns com crianças — e o que toda mãe precisa saber agora
Acidentes acontecem rápido e muitas vezes no meio da rotina. Saber o que fazer (e o que não fazer) pode...
Se você tem medo do primeiro encontro entre seus filhos, veja o que aconteceu com Theo e Cecília e viralizou nas redes sociais
O primeiro encontro entre irmãos é sempre uma caixinha de surpresas. No vídeo que emocionou a internet, o pequeno Theo...
Brainrot: “Sinais de que o cérebro do meu filho estava pedindo socorro (e eu nem tinha notado)”
Sabe quando você olha para o seu filho e percebe que ele está ali… mas não está? Pois é. Foi...
Fim do ano sem surtar? O que ninguém fala sobre ser mãe em dezembro
Chegou aquela época do ano em que percebemos que estamos sorrindo por fora e acabadas por dentro... Será que dá...







2 comentários para “O bebê consegue enxergar ao nascer?”
Meu palpite seria uma análise da iris da formação dela pra saber o quão incompleta e imatura, que gera uma previsibilidade de como seria a cada mês.
Uma dúvida: como se sabe que é assim a visão dos bebês? Quer dizer, que tipo de teste fizeram para chegar a essa conclusão? Queria achar o material científico que relata isso.