‘A primeira perda da minha vida’: curta do Grupo Galpão, inspirado em Kafka, estreia no Dia das Crianças

Uma mistura de cinema e teatro, o filme será exibido no dia 12 de outubro no canal de Youtube da companhia, gratuitamente

55
Escritor tcheco Franz Kafka inspira filme estrelado pelo Grupo Galpão; Cena do filme
Foto: Grupo Galpão/ Divulgação

Leia em 3 minutos

O curta-metragem “A primeira perda da minha vida” pode ser uma boa opção para uma sessão pipoca no Dia das Crianças. Com roteiro de Eduardo Moreira e direção de Inês Peixoto, o filme estreia no dia 12 de outubro às 10h no canal do Youtube do Grupo Galpão e ficará disponível por 24 horas. A temporada de exibição do filme segue do dia 16 de outubro a 7 de novembro, em dois horários, às 10h e às 16h, sempre aos sábados e domingos no Youtube do grupo. A trama é inspirada em um episódio, que ninguém garante ser verídico, vivido por Franz Kafka, renomado escritor tcheco, mais conhecido pela sua obra “A metamorfose”.

Na história, Kafka se depara com uma criança chorando em uma praça em Berlim. Comovido pela sua tristeza, o escritor aproxima-se e descobre que ela havia perdido sua boneca predileta. Para consolá-la, ele inventa que a boneca havia viajado, mas escreveria cartas para explicar a razão do sumiço e contar as aventuras que vivesse. Reza a lenda de que Kafka teria passado uma semana escrevendo e lendo cartas fingindo serem da boneca para a menina para que ela não ficasse chateada. Assista abaixo ao trailer do filme.

“Um dos maiores escritores dispõe de seu precioso tempo para atenuar o sofrimento de uma menina. Para mim, sendo verdadeira ou não, a história é um extraordinário exemplo da capacidade que a ficção e a empatia humana têm de curar feridas”, destaca Eduardo Moreira. Com integrantes do Grupo Galpão e a participação de atores convidados, o filme mescla cinema e teatro. No elenco, destaca-se a atriz convidada Bárbara Luz e os atores da companhia Antonio Edson, Júlio Maciel, Simone Ordones e Teuda Bara.

Nas redes sociais da companhia, foram desenvolvidas atividades paralelas para as crianças e toda a família. Com tutoriais no IGTV, a diretora de arte Taísa Campos ensina a fazer origamis de objetos que estão no filme. Além disso, serão disponibilizados filtros de Instagram e gifs divertidos relacionados à narrativa. Todos esses conteúdos serão publicados na plataforma ao longo da temporada.


LEIA TAMBÉM


Quem foi Franz Kafka?

Escritor tcheco Franz Kafka/ Foto: reprodução

Nascido em 1883, na República Tcheca, Franz Kafka é reconhecido como um dos escritores mais influentes do século XX. Nas suas obras, escreveu principalmente sobre a fragilidade do mundo moderno e os conflitos entre pais e filhos. Os seus personagens tinham missões aterrorizantes, como labirintos burocráticos e transformações místicas. Além de “A Metamorfose”, também publicou outros livros que fizeram sucesso, como “O Processo” e “O Castelo”.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui