Artigos
A arte de se relacionar com o filho adolescente
A adolescência, na perspectiva dos pais, talvez seja o período de maiores dificuldades de relacionamento com os filhos. Neste episódio da série “Conversas sobre Educação Parental”, da Canguru News, conversamos com o psiquiatra e psicoterapeuta Wimer Bottura sobre o tema.
Bottura ressalta que as verdadeiras relações amorosas, como as que são construídas entre pais e filhos, geram incômodo e momentos de raiva, que precisam ser administrados. Além disso, o psiquiatra pontua que muitas vezes a rebeldia adolescente é agravada quando os filhos percebem que não há espaço de diálogo com seus pais. Ouvir é sempre o melhor remédio, diz o médico. Respeitar a privacidade do adolescente também é algo crucial. Lembre-se de que você também já foi adolescente, pontua o psiquiatra.
Outro conselho importante de Bottura: nenhum pai será amigo do filho, assim como nenhum filho será amigo do pai, por mais próximos que sejam. Há questões da vida íntima dos filhos que os pais não devem e não precisam saber, ele aconselha. Veja a íntegra da entrevista, em que ele aborda ainda o tema ansiedade na adolescência.
LEIA TAMBÉM
Malu Delgado
Malu Delgado é mãe da Nina, 8 anos. Jornalista, tem mais de 20 anos de experiência em coberturas políticas para veículos como “Valor Econômico”, “O Estado de S. Paulo”, “Folha de S. Paulo”, revista “piauí”, “Jornal do Brasil”, “iG” e “Globonews.com”. Pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas, atua no momento como colaboradora da Deutsche Welle Brasil, freelancer e consultora de comunicação da Canguru News.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Caru: a primeira inteligência artificial criada para apoiar mães na vida real
Imagine ter uma rede de apoio disponível 24 horas por dia, direto no WhatsApp, pronta para responder às dúvidas do...
Já ouviu falar na regra 2-2-2? Dica simples pode salvar seu relacionamento
Com trabalho, filhos, compromissos e mil coisas na cabeça, se organizar para garantir um tempo de qualidade a dois é...
10 nomes de menina discretamente inspirados na Disney (e fáceis de usar no Brasil)
Como Moana e Elsa talvez fiquem muito evidentes, selecionamos opções menos óbvias, mas que têm relação com as personagens. Confira!
Co-parentalidade sem relacionamento amoroso ganha espaço: você toparia?
Aplicativos que conectam pessoas interessadas em ter filhos sem vínculo amoroso crescem e ampliam o debate sobre novos modelos de...






