Quem tem filhos com autismo na cidade de São Paulo já pode solicitar a Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista). A carteira tem uma grande importância para estas crianças, pois traz várias facilidades. A sua principal função é agilizar e priorizar atendimentos de serviços públicos e privados para pessoas com autismo.
Além disso, o cartão possui contatos de emergência e também será uma maneira de medir quantas pessoas com autismo existem na capital e em quais regiões eles estão localizados. Assim, políticas públicas voltadas para essas áreas poderão ser pensadas e conduzidas para maior inclusão.
A lei para a identificação foi sancionada pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e elaborada pelos vereadores Jair Tatto (PT), Fabio Riva (PSDB), Rinaldi Digilio (União Brasil) e Sandra Tadeu (União Brasil). Agora, todo morador do município de São Paulo tem direito à carteira de identificação da pessoa com Trantorno do Espectro Autista.
Como solicitar?
A carteira pode ser solicitada digitalmente, Portal de Atendimento SP156, ou presencialmente, nas unidades do Descomplica SP, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os requisitos para a solicitação são: residir no município de São Paulo e ter diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) comprovado por laudo médico.
É necessário apresentar documentos de identificação, comprovante de residência, foto 3×4 e, no caso das crianças menores de idade, os pais também precisam mostrar documentos para provar que são os responsáveis pelo filho com TEA. Todo o processo é gratuito e pode levar cerca de 45 dias úteis para ser finalizado.
Mais informações: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/informacao?servico=4176
LEIA TAMBÉM: