Você já leu um cordel? Aquela narrativa popular escrita em versos rimados, impressa em pequenos folhetos, com uma ilustração em preto e branco na capa? Pois não é que as crianças brasileiras vêm ganhando cordéis coloridos, em formato grande, edição bem cuidada e até mesmo capa dura? São várias as editoras que se dedicam a publicar esses “cordéis chiques”, e há muitos autores escrevendo para a meninada, como Arievaldo Viana, Bráulio Tavares, Fábio Sombra, Joel Rufino, José Santos, entre outros. Em vez de serem vendidos nas praças, pendurados em cordas, como mandava a tradição, os cordéis agora são encontrados em livrarias físicas ou virtuais pelo Brasil afora. Destaco, aqui, dois livros dessa tendência.
Escrita por Marco Haurélio, A Lenda do Saci-Pererê traz para as crianças pequenas a infância desse personagem tão fascinante do nosso folclore. O Saci, quem diria, era um menor abandonado! Menino faceiro, de olhos gateados, não vai demorar a fugir de casa, aos pulos e rimas, para começar suas traquinagens. Vale lembrar que o Saci-pererê — assim como boa parte da nossa riquíssima cultura popular — é resultado da mistura de várias lendas e personagens. Ele tem origem indígena, mas acabou ganhando o gorrinho de duendes europeus e o cachimbo vindo da África. SOBRE OS AUTORES: Marco Haurélio é escritor, editor, professor e um dos maiores pesquisadores do folclore brasileiro. Elma já ilustrou dezenas de livros para crianças e jovens e é também escritora.
|
O Menino Lê, de André Salles-Coelho, também fala da infância de uma figura importante da nossa cultura popular. Não um personagem, como o Saci, mas um escritor: Leandro Gomes de Barros, pioneiro da literatura de cordel no Brasil e autor de uma das obras que inspiraram Ariano Suassuna a escrever o magistral Auto da Compadecida. André criou um título genial, pois já indica que vamos conhecer Leandro ainda menino (o menino Lê), e também sugere a importância da leitura na vida do garoto (afinal, o menino lê!). O ritmo do cordel é perfeito para os pais lerem a história em voz alta, para os filhos, ou para eles mesmos! SOBRE OS AUTORES: André Salles-Coelho é jornalista, músico e mestre em artes visuais. Já publicou dois livros para crianças e vários cordéis. Tereza Moura é artista plástica, restauradora e mulher do André. O livro O menino Lê valeu a ela o 2º lugar no Prêmio Jabuti. |