Uma ajuda a quem precisa

    122
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Doar mantimentos, dinheiro ou mesmo parte de seu tempo é uma forma de vivenciar o verdadeiro espírito do Natal. Nesta reportagem, Canguru apresenta uma lista com dez entidades assistenciais conhecidas pelo trabalho precioso em prol de crianças carentes e que precisam de nosso auxílio, não só agora como no ano inteiro. 
     
    por Larissa Coelho

    Assistência Social Kennedy (Aske)

    aske

    De segunda a sexta, 235 crianças aprendem, divertem-se e comem uma comida gostosa na associação. “O fim de semana é o que me deixa mais angustiado”, conta o presidente voluntário Wanderlei Campos. “Muitos saem daqui e só comem bobagens ou voltam sem ter feito ao menos uma refeição.” Um sonho antigo está prestes a ser realizado. Depois de arrecadar 245 000 reais em doações para investir em uma quadra multiúso, ele agora precisa apenas de materiais de acabamento, como azulejo e cerâmica.

    Rua Aline, 907, Pindorama, tel.: 3473-1245

    Associação Mineira de Reabilitação (AMR)

    A AMR atende cerca de 500 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Muitos dos tratamentos são de longa duração, já que algumas crianças apresentam limitações físicas permanentes. Segundo a superintendente Marcia Castro Fernandes, a instituição precisa muito de doações financeiras, pois o tratamento que oferecem é gratuito e as famílias são muito carentes. “Mas também são bem-vindos produtos de higiene básica e peças para bazar”, diz.

    Rua Professor Octávio Coelho de Magalhães, 111, Mangabeiras, tel.: 0800 7271347 e 3304-1300. www.amr.org.br

    Silidariedade

    Crepúsculo

    A entidade recebe, atualmente, oitenta alunos com diversas limitações neurológicas ou físicas que, enquanto se divertem, aprendem a desenvolver suas potencialidades. Entre as atividades praticadas ali estão a dança, a música e o teatro. “Os voluntários podem doar uma tarde para ajudar em um lanche ou para dar alguma consultoria”, afirma Luciane Kattaoui, uma das fundadoras do projeto. “Precisamos ainda de materiais para as oficinas, como cadeiras, papéis, tintas, argila e lápis.”

    Rua Sertões, 147, Prado, tel.: 3225-0040 e 3223-4615. www.crepusculo.org.br

     

     

     

     

    Fundação Sara

    O casal Marlene e Álvaro Costa lembra do apoio de amigos e colegas na campanha que fez para custear o tratamento de sua filha, Sara, diagnosticada com leucemia. Apesar de todos os esforços, a menina não resistiu e morreu. Mas os pais resolveram multiplicar essa solidariedade e fundaram, em 1998, a Fundação Sara Albuquerque Costa, para cuidar de famílias que têm de enfrentar o mesmo problema. O sonho começou em Montes Claros e, em 2010, eles inauguraram a filial da capital. Oferecem hospedagem, transporte, refeições, medicamentos e realização de exames, além de atendimento psicológico e nutricional.

    Rua Pouso Alto, 285, São Lucas, tel.: 3284-7690. www.fundacaosara.org.br

    Ministério Programa Criança Feliz

    Crianças separadas de suas famílias, vivendo nas ruas ou em situações de risco encontram refúgio neste projeto criado em 1993. Aqui, elas são acolhidas, matriculadas em escolas e recebem atendimento médico, além de cinco refeições diárias. Também participam de atividades esportivas, culturais e de lazer.

    Avenida Francisco Negrão de Lima, 735, Enseada das Garças, tel.: 3496-4985 e 3498-5992. ministeriocriancafeliz.org.br

    Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus

    O projeto A Casa do Caminho acolhe 100 crianças de 0 a 7 anos com paralisia cerebral encaminhadas pelo Conselho Tutelar ou pelo Juizado da Infância e Juventude. Psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, entre outros profissionais, trabalham para estimular a autonomia, a independência, a criatividade, a expressão e a interação dos pequenos.

    Rua José Ferreira Magalhães, 341, Floramar, tel.: 3408-3000. www.caminhosparajesus.org.br

    Obra Social da Paróquia São Gabriel

    Na creche Nossa Senhora do Perpétuo Socorro são atendidas 238 crianças de 2 a 5 anos e no Projeto Santo Arnaldo Janssen, 173 pequenos de 6 a 14 anos. Oficinas de arte, dança, artesanato, capoeira e informática são oferecidas gratuitamente, preenchendo todo o tempo ocioso dos alunos com ações produtivas e educacionais. Além de contribuições financeiras, voluntários são aceitos. “Os projetos estão de braços abertos para receber todos, seja para ajudar ou para brincar com as crianças”, diz o padre João Stasz, fundador da obra.

    Rua Theodoro Bonfim, 85, Taquaril, tel.: 3482-0180.

    Projeto AMMOR

    Idealizado pela médica Irene Adams, o projeto nasceu há 26 anos, com a missão de ajudar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Profissionais das mais diversas áreas, como advogados, dentistas, pediatras e psicólogos atendem em torno de 750 assistidos de cinquenta abrigos.

    Rua Além Paraíba, 917-A, Bonfim, tel.: 3444-3877. www.ammor.org.br.

    Projeto Assistencial

    Projeto Assistencial Novo Céu

    Fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, pediatras, enfermeiros e psicólogos acompanham, desde 1998, crianças, jovens e adultos com paralisia cerebral. “Além de doações financeiras, precisamos de alimentos não perecíveis, leite e material de limpeza e de higiene pessoal”, afirma a psicóloga Fernanda Souza, que atua na entidade há dez anos, e avisa que também são necessários voluntários.

    Rua Macaúbas, 745, Jardim Laguna, tel.: 3368-6860. www.novoceu.org.br.

    Querubins

    A associação atende cerca de 130 crianças da Vila Acaba Mundo, na Região Centro-Sul. Pequenos a partir dos 5 anos de idade participam de oficinas de arte, esportes e lazer. “Muitas das doações que recebemos são redirecionadas às famílias dos alunos”, conta a coordenadora pedagógica Mercia Correa. Uma amostra de que o trabalho realmente surte efeito: diversos dos educadores atuais são ex-educandos da entidade.

    Rua Correias, 700, Sion, tel.: 3225-3986. www.associacaoquerubins.org.br.

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui